11 de Julho, 2018 - 09:00 ( Brasília )

Terrestre

Solenidade marca a entrega da boina verde-oliva e do Braçal de Monitor do Tiro de Guerra de Itatiba


O Tiro de Guerra 02-070 realizou, em sua sede, no dia 5 de julho, a cerimônia de entrega da boina verde-oliva aos Atiradores, simbolizando a conquista e superação dos combatentes da Força Terrestre. Foi entreghue, ainda, o Braçal de Monitor aos atiradores matriculados no Curso de Formação de Cabos.

A cerimônia marcou o encerramento do exercício no terreno, denominado Operação Alvorada, que foi caracterizado por atividades militares que evidenciaram ainda mais, o valor dos Atiradores, que enfrentaram com coragem e bravura os obstáculos pelos quais tiveram que passar.

Com a finalidade de materializar essa justa e firme vitória alcançada, os Atiradores conquistaram o direito de usar a boina verde-oliva, peça integrante do uniforme do Exército Brasileiro; e ainda os concludentes do Curso de Formação de Cabos ficaram aptos a receberem o Braçal de Monitor do Tiro de Guerra.

Na oportunidade o Primeiro-Sargento Hevandro Fernandes da Cunha, Chefe da Instrução do TG 02-070, fez o uso da palavra, parabenizando os Atiradores pelo excelente resultado alcançado durante o exercício de curta duração realizado em Bragança Paulista.

A boina é um dos maiores símbolos do Exército Brasileiro, de responsabilidade no cumprimento das missões; ostentá-la representa, antes de tudo, o dever de cumprir e de fazer cumprir com esmero e abnegação todas as atividades a que lhe confiar, com firmeza, educação, coragem, disciplina e energia, quando se fizer necessário.

O Braçal é o símbolo que distinguem os monitores dos demais e, para ter o direito de usá-lo, o aluno do Curso de Formação de Cabos, além de ser posto à prova quanto a todos os ensinamentos que tiveram em sala de aula, tiveram que vencer suas limitações, foram avaliados nos aspectos de condução da instrução no terreno e de liderança.

A solenidade contou com a presença do Capitão da Polícia Militar Osvaldo Rodrigo Guarizo, Comandante da 2ª Companhia do 49° Batalhão de Polícia Militar.


VEJA MAIS