04 de Julho, 2018 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

Parceria aproxima Exército e Universidade e gera novos produtos de Comunicação Social


No dia 28 de junho, no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, uma cerimônia de premiação marcou o encerramento do Convênio entre Exército Brasileiro e METROCAMP para a confecção de uma campanha publicitária de ingresso na Força.

Os universitários participantes, divididos em dois grupos, apresentaram suas propostas de produtos para um júri composto por militares e acadêmicos. Alunos das áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Audiovisual participaram do desafio com quatro meses de muito trabalho.

Após apresentação das equipes Formation e Sixteen, o público presente pôde conferir uma apresentação da banda de música da EsPCEx e da Faculdade de Dança da METROCAMP. Logo em seguida, os jurados apresentaram o resultado, dando o primeiro lugar para a equipe Sixteen, que destacou qualidades profissionais militares com uma linguagem jovem e concisa.

Para o integrante do time vencedor, Paulo Renato Hiamashita, aluno de Publicidade e Propaganda, foi uma feliz surpresa: “a gente realmente não esperava tudo isso. Foi um semestre muito sofrido, tínhamos três turnos de trabalho; mas valeu muito a pena”. Jéssica Neves Coutinho, aluna de Publicidade de Propaganda e também integrante da Sixteen, destacou como a criação da campanha transformou sua compreensão da Força Terrestre: “mudou muito a nossa percepção do Exército. A gente percebeu que não é só uma unidade tão distante, é uma Instituição formada por pessoas comuns. Foi muito bacana essa experiência, e estamos muito surpresos com a recepção que tivemos”.

Os universitários criaram propostas de cartazes, banners, spots para rádio e vídeos. Todos os produtos voltados para o ingresso nas diferentes escolas de formação da Força Terrestre. "É com muita alegria que concluímos essa parceria com êxito. Atingimos um dos objetivos maiores aos quais nos propusemos, que é favorecer o ingresso do jovem universitário no mercado de trabalho. Alcançamos, ainda, outro objetivo que nos é muito caro: aproximar a Instituição do meio acadêmico", afirmou o representante do Centro de Comunicação Social, Coronel Flávio Ricardo Marques.

Para o Pró-reitor Acadêmico da METROCAMP, Francis Peres Irineu, "foi um momento muito feliz, pois fazer parte de uma proposta acadêmica com o Exército Brasileiro é muito importante para qualquer instituição de ensino do Brasil. O que pudemos ver foram trabalhos de muita qualidade", afirmou.

Essa foi a terceira parceria do Exército Brasileiro com instituições de ensino superior para a criação de campanha de ingresso na Força. O trabalho iniciado em fevereiro deste ano servirá de base para a confecção de produtos de publicitários pelo Centro de Comunicação Social do Exército em 2019.