Recriação da Diretoria de Material de Engenharia visa gerir os materiais de emprego Classe VI do Exército

Em 2015, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), apoiado nas ideias e estudos conduzidos no âmbito do então Projeto Estruturante Novo Sistema de Engenharia (PENSE), propôs ao Estado-Maior do Exército a recriação da Diretoria de Material de Engenharia (DME). Como resultado, o Núcleo da DME foi ativado.

Hoje, no alvorecer da recriação da DME, estão em andamento ações para a modernização de material de emprego militar da Classe VI, assim classificados aqueles referentes à Engenharia e Cartografia. Estudos e ações seguem em curso, desde a fase de Núcleo da DME, para os horizontes de curto, médio e longo prazos, visando à substituição adequada de materiais que se tornaram obsoletos.

 
 

A DME é um órgão técnico-normativo, vocacionado à logística de material de engenharia, subordinada ao DEC, para gerir os processos de identificação, catalogação, obtenção, suprimento, manutenção e desfazimento de materiais da Classe VI (Engenharia e Cartografia) e da Classe IV (equipamentos específicos e materiais pré-fabricados e modulares, destinados aos trabalhos de organização do terreno em operações militares). Foi, portanto, ultrapassada a barreira das organizações militares do Sistema de Engenharia, passando, então, a incluir a DME no contexto do Sistema de Logística do Exército Brasileiro.

A DME foi inserida na Estrutura Regimental do Exército pelo Decreto nº 9.3174, de 20 de março de 2018, oficializando sua criação, e, em 18 de maio, o novo Diretor de Material de Engenharia assumiu o cargo.

Desse registro de atividades, constata-se que o primeiro passo para a recriação da cultura da gestão do material Classe VI de todo o Exército Brasileiro foi dado e muito há que ser feito. Neste momento encerra-se apenas uma batalha da complexa e instigante Campanha para o restabelecimento da efetividade da gestão do material de emprego militar da Classe VI.

Fotos: DME / Agência Verde-Oliva – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter