24 de Maio, 2018 - 10:20 ( Brasília )

Terrestre

Cartas topográficas em papel “tyvek” são testadas

Quanto à resistência e ao desgaste em condições adversas

Em 22 de maio, 11 Engenheiros militares do 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), o Centro mais operacional do Serviço Geográfico, realizaram a averiguação de Cartas Topográficas em papel tyvek, com o intuito de documentar a resistência e desgaste do material em condições adversas e ambientar os oficiais do Quadro de Engenheiros Militares em missões fluviais.

papel tyvek é produzido com fibras de polietileno de alta densidade, apropriado para o uso em condições extremamente difíceis. As principais características dele é ser leve e flexível, com alta resistência a rasgos, furos, água e também substâncias químicas. O papel é totalmente à prova d'água e mantém sua impressão perfeitamente intacta, além de possuir excelente resistência a deterioração e fungos, bem como a sujeiras e manchas.

 

As equipes partiram do 4º CGEO em duas embarcações do tipo Patrulha de Grupo, em direção ao Rio Amazonas e igarapés afluentes. A Primeiro-Tenente Suzane Gaertner Martins e o Terceiro-Sargento Jônatas Viera Nunes realizaram o teste das Cartas Topográficas nas águas do rio, comprovando a qualidade do papel tyvek.

Nessa mesma oportunidade, integrantes do 4º CGEO tiveram de natação utilitária, com flutuação com fardo aberto; processos de entrada na água para não afundar, para atingir a profundidade e para atingir longa distância, submerso; processo de ultrapassar superfície em chamas; nados em situação de combate e outros métodos de nado; bem como técnica de desequipagem em meio aquático.