EB – Fórum de debates no Rio (RJ) e Manaus (AM)

Fórum de debates na ECEME discute Intervenção Federal no Rio de Janeiro e Segurança sob a ótica jurídica.

No dia 12 de abril, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), foi realizado o 1° Fórum de Debates do Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV). O Fórum, intitulado “Um Olhar Jurídico sobre a Intervenção Federal”, contou com dois painéis que abordaram a situação da segurança pública no Rio de Janeiro e, nesse contexto, o papel da Intervenção Federal no Estado.

As palestras foram ministradas pelas seguintes autoridades: Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Milton Fernandes de Souza; Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Dr. José Eduardo Ciotola Gussem; Consultora Jurídica da União no Estado, Dra. Ana Valéria de Andrade Rabêlo; Subprocurador-Geral do Rio de Janeiro, Dr. Fernando Barbalho Martins; e o Procurador de Justiça Militar, Dr. Luciano Moreira Gorrilhas.

As especificidades jurídicas da Intervenção foram detalhadamente discutidas, assim como as relações interagências entre o Gabinete de Intervenção Federal e os órgãos do Poder Judiciário dos estados, os impactos da Intervenção no cotidiano desses órgãos, suas atribuições e percepções quanto aos desdobramentos da Intervenção.

O fórum reafirmou o posicionamento do Interventor, General de Exército Walter Souza Braga Netto, Comandante Militar do Leste, de que essa é uma intervenção participativa e colaborativa, cujos bons resultados para o estado dependem do compromisso e da atuação conjunta de toda a sociedade.

Dentro desse espírito integrativo, a ECEME promoverá periodicamente outros fóruns sobre a segurança pública e seus diferentes vieses. O objetivo é promover um debate acadêmico de alto nível sobre temas relevantes à Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, fornecendo subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas estaduais nessa área.

Estiveram presentes no Fórum o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Joarez Alves Pereira Júnior; o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão André Luiz Novaes Miranda; e o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, General de Divisão Richard Fernandez Nunes, que estiveram acompanhados pelo Comandante da ECEME, General de Brigada Edson Diehl Ripoli.

Fórum de debates com o escopo da simulação de órgãos internacionais movimenta o Colégio Militar de Manaus.

De 12 a 14 de abril, o Colégio Militar de Manaus (CMM) realizou o VI Mundo CMM, um fórum de debates com o escopo da simulação de órgãos internacionais.

Durante as atividades, foram executadas as conferências com base nos Modelos das Nações Unidas (MUN) com o objetivo de incentivar a curiosidade e o senso crítico dos estudantes ao estimulá-los a realizar uma sequência de discussões relacionadas a pautas da agenda internacional.

O fórum de discussões foi desenvolvido por meio dos Comitês e suas respectivas temáticas:

1) Agência de Comunicação;

2) CDH – Grupos mercenários e a autodeterminação dos povos;

3) HUNSC – Crise de Mísseis em Cuba;

4) Parlamento Britânico;

5) Unesco – Educação para crianças com deficiência;

6) UNODC – Combate ao Narcotráfico.

Além dos alunos do CMM, o evento contou com representantes das seguintes Instituições: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fundação Matias Machiline, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Colégio Dom Bosco, Lato Sensu, Adalberto Valle, La Salle, Centro Metropolitano de Ensino (CEMETRO), Dvry – Martha Falcão, Colégio Physics, Escola Estadual Petrônio Portella, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Escola Estadual Alice Salerno Gomes de Lima, Colégio Santa Dorotéia, Escola Estadual Presidente Castelo Branco, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Laviniense Ensino Integrado, Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM2), Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM1) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O antigo Coronel-Aluno do CMM, Senhor Denis Benchimol Minev, Economista e Diretor-Financeiro e TI das lojas Bemol, proferiu uma palestra sobre Mudanças Climáticas, Atração de Investimentos Estrangeiros e Ligações Fronteiriças.

O Mundo CMM

O Mundo CMM é um modelo simulatório de organismos multilaterais que tem por objetivo criar espaços de participação de alunos do Ensino Médio, baseados em atividades realizadas pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

No ano passado, alunos do Colégio Militar de Manaus participaram da 4ª Convenção Internacional da Juventude sobre Comércio e Economia, na República da Índia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter