20 de Março, 2018 - 11:10 ( Brasília )

Terrestre

Celeridade no desembaraço alfandegário: em menos de 24 horas, os M109 A5 partiam de Paranaguá para Curitiba


No dia 8 de março, a Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM), realizou o desembaraço alfandegário das quatro primeiras Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5.

A celeridade com que foi conduzido o processo de desembaraço alfandegário possibilitou que essas peças de artilharia fossem transportadas do Porto de Paranaguá para o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, em Curitiba, no mesmo dia.

Esses primeiros quatro obuseiros fazem parte de um lote de 60 VBCOAP M109 A5 adquiridas junto ao Governo Americano, por intermédio do Foreign Military Sales (FMS), programa americano de venda de produtos de defesa.

 

Essa aquisição objetiva aumentar a frota de obuseiros calibre 155 mm M109, padronizando esse modelo como o material de Artilharia de Campanha Autopropulsado do Exército Brasileiro.

Nesse contexto, destaca-se como fundamental o processo de desembaraço alfandegário realizado pela Ba Ap Log Ex/DIEM. Essa atividade é caracterizada por elevado grau de complexidade e por envolver diversos órgãos da Administração Pública Federal.

Assim, a Base presta um relevante serviço ao Exército Brasileiro, atendendo, tempestivamente, à crescente demanda nas importações de diversos produtos de defesa relacionados ao desenvolvimento dos projetos de modernização da Força Terrestre.

 

Fotos: Ba Ap Log Ex / EB


ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS