3DE – Lideranças Civis do Governo Federal visitam Organizações Militares em Santa Maria

Fotos: ST Ronivaldo e Sd Gassen

Santa Maria (RS) – Com a finalidade de conhecer as atividades operacionais do Exército Brasileiro (EB), realizadas pelo Comando Militar do Sul, no dia 6 de março, a Guarnição Federal de Santa Maria recebeu a visita de uma Comitiva da Secretaria de Economia e Finanças (SEF/EB) e de Lideranças Civis do Governo Federal.

Os objetivos da visita foram o de elevar o nível de interatividade com a sociedade e incrementar a relação do Exército com os Poderes Constituídos.

A comitiva da SEF, chefiada pelo Assessor Especial do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Luis Eduardo Ramos Baptista Pereira, estava constituída pelo Secretário Interino de Economia e Finanças, General de Divisão Expedito Alves de Lima, e oficiais representantes de diversos órgãos do Exército.

Entre as Lideranças Civis que participaram do evento, destaca-se os Senadores Álvaro Fernandes Dias e Ana Amélia de Lemos; o Secretário do Orçamento Federal, Sr George Alberto De Aguiar Soares; o Diretor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças da Secretaria de Organização Institucional do Ministério da Defesa (MD), Sr José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior; o Diretor do Departamento de Pessoal da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Sr Herval Lacerda Alves; e outros servidores do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Casa Civil da Presidência da República e do Comando do Exército.

As autoridades foram recepcionadas com uma escolta mecanizada, guarda de honra e salva de honra. Após, participaram de uma formatura da tropa da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) “Divisão Encouraçada”, realizada no 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), local onde, também assistiram a uma demonstração de um Pelotão de Cavalaria Mecanizada.

Durante a solenidade, o General Ramos destacou “a importância da visita da comitiva de representantes do governo federal que lidam com o orçamento, pois em Brasília veem em planilhas, os números de quanto se gasta com blindados, com simulação, mas aqui terão a oportunidade de atestar a relevância de ter um Exército bem preparado”.

No prosseguimento, nas instalações do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos realizou uma apresentação sobre as atividades, potencialidades e demandas da "Divisão Encouraçada".

No CI Bld, conheceram os simuladores de combate e tiveram a oportunidade também, de travar contato com as atividades desenvolvidas na missão de especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados, entre eles, o Guarani, que está entre os principais projetos estratégicos do Exército, e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível subunidade.

No Centro de Adestramento Sul, Organização Militar síntese do que há de mais moderno no Exército Brasileiro na preparação e treinamento de tropa, participaram de uma palestra de seu Comandante, Coronel Rickmann Schmidt, quando destacou os benefícios da simulação, entre os quais, a economia de recursos, a diminuição de acidentes/incidentes e a eficácia no adestramento. Após, conheceram o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) e o Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM).

No prosseguimento, tiveram a oportunidade de ver o poder de fogo da 3ª Divisão de Exército, quando assistiram a uma sessão de tiro das armas coletivas, destacando-se as metralhadoras MAG e .50, canhão “Carl Gustaf”, canhão 90 e do obuseiro autopropulsado M109.

Como última atividade, assistiram a demonstração de um ataque coordenado de uma Força Tarefa Blindado, coordenado pelo 29º Batalhão de Infantaria Blindado, com a participação de caças amx da Força Aérea Brasileira.

“Foi uma oportunidade de ver a demonstração da eficiência, eficácia, do preparo e profissionalismo do Exército Brasileiro. Também, a parte do sistema virtual de treinamento (simuladores) que permite uma eficiência maior ainda, preparo melhor e com custos menores”, afirmou o Secretário do Orçamento Federal, Sr George Alberto De Aguiar Soares.

Em suas palavras finais, o Comandante da “Divisão Encouraçada” afirmou que “é uma honra, satisfação e alegria recebermos a comitiva da SEF, senadores convidados e integrantes de diversos órgãos ligados ao orçamento e Finanças da União e outras autoridades que também tenham participação na definição de responsabilidades relacionadas à Defesa”. Destacou ainda, que “a cidade de Santa Maria” é um centro de excelência em blindados e simuladores, e com certeza, essas duas vertentes foram plenamente demonstradas no dia de hoje”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter