26 de Setembro, 2017 - 09:45 ( Brasília )

Terrestre

Encerramento da Op. Dínamo comprova sucesso das mudanças significativas nos pilares do SisFPC.


O Exército Brasileiro encerrou, nessa sexta-feira, dia 22 de setembro, a Operação Dínamo V, realizada em todo o território nacional. A atividade foi coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e executada, simultaneamente, pelos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados das 12 Regiões Militares e das organizações militares partícipes do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), juntamente com os órgãos de segurança e ordem pública e demais agências governamentais, dos níveis federal, estadual e municipal.

As ações consistiram em intensificar a fiscalização e o controle da produção, armazenamento, comercialização e utilização de explosivos e produtos correlatos.



Entre outros aspectos fiscalizados, deu-se ênfase à documentação empregada, à data de validade dos produtos e aos aspectos técnicos de adequabilidade dos veículos usados no transporte de explosivos. As empresas que apresentaram indícios de ilegalidade estarão sujeitas às penalizações previstas na legislação, que podem ser desde uma advertência até o cancelamento do Certificado de Registro (CR) junto ao Exército, além das multas estabelecidas.

Para o chefe do Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON/DFPC), Coronel Walter Augusto Teixeira, a operação foi considerada, mais uma vez, um sucesso. “Todo o trabalho foi desenvolvido em equipe, e o Exército busca, com essa nova proposta de trabalho interagências, combater cada vez mais o uso ilícito de produtos controlados, contribuindo para a segurança da sociedade”, afirmou.

As atividades de fiscalização de produtos controlados pelo Exército conduzidas pelo SisFPC têm alcançado importantes resultados, como os já obtidos nas Operações Alta Pressão, Rastilho e outras, desde o ano de 2015.

Todos esses resultados favoráveis causaram significativo impacto na segurança pública, promovendo o incremento da sensação de segurança por parte da população.

Todo esse trabalho faz parte do projeto da nova governança. A iniciativa tem provocado verdadeira transformação no SisFPC, com mudanças significativas em seus pilares, resultando em um sistema transformado, moderno e eficaz, utilizando como modelo motivador, o seu novo lema: “SisFPC: Você pode confiar!”.

Dados operacionais

Nessa operação, mais de 600 alvos foram fiscalizados, resultando na autuação de 56 empresas cadastradas junto ao Exército, e no emprego de mais de 1.400 militares e agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civil e Militar, do Departamento Nacional de Produção Mineral, da Receita Federal, da Secretaria de Estado e Fazenda, dentre outros, distribuídos nas áreas de responsabilidades das 12 Regiões Militares. Mais de 93 mil quilômetros foram percorridos, 251 viaturas foram empregadas e 867 veículos foram submetidos à vistoria.


 

Fotos: DFPC