16 de Agosto, 2017 - 10:30 ( Brasília )

Terrestre

Dia do Uniforme é celebrado nos quartéis pelo País


A evolução dos uniformes tem sido fruto de um processo contínuo de aperfeiçoamento e adaptação, e suas raízes remontam à história do País e à necessidade de dotar a Força Terrestre de trajes mais adequados para o comprimento de suas funções constitucionais.

Dessa forma, em 8 de outubro de 2015, foi publicada a Portaria nº 1.424, que estabeleceu o décimo dia útil do mês de agosto como o “Dia do Uniforme”.

Este ano, a data foi celebrada em todo o Brasil em 14 de agosto, marcando a importância de honrar as tradições do Exército Brasileiro em cultuar e manter os uniformes em perfeitas condições de apresentação.

Em Corumbá (MS), o 17° Batalhão de Fronteira (17° B Fron) realizou a inspeção do uniforme 8º B1 (de passeio). No Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), em Cascavel (PR), foi realizada solenidade com leitura do texto alusivo à data, destacando que "Ostentar um uniforme do Exército Brasileiro significa mais do que usar uma simples vestimenta: representa a identificação do militar com as nossas raízes, de forma a honrar os feitos dos nossos antepassados que, ao envergarem os seus uniformes, glorificaram a história do País".

Já em Manaus (AM), o Comando da 12ª Região Militar (12ª RM) promoveu uma revista individual de militares, observando a limpeza, o brilho dos metais, o polimento dos calçados e a manutenção das cores frente ao desbotamento natural dos tecidos pelo uso. A verificação de uniformes também foi observada durante solenidade no 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec), de Boa Vista (RR), objetivando a manutenção dos padrões de apresentação individual dos militares.