24 de Maio, 2017 - 16:50 ( Brasília )

Terrestre

9º Gpt Log realiza simulação em PCI para a EsAO


No dia 18 de maio, o 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log) apresentou um exercício que tem por finalidade mostrar aos capitães-alunos e instrutores da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), através de figuração, a evacuação e o atendimento médico a um militar gravemente ferido em combate.

A referida evacuação será realizada de modo que o ferido passe por todos os escalões na cadeia de evacuação, culminando com a remoção aeromédica a um Hospital Militar.

No primeiro escalão de evacuação estava localizado o Ponto de Concentração de Feridos e o Posto de Socorro, estrutura de saúde orgânica da tropa apoiada, abrangendo a Zona de Combate.

O segundo escalão estava desdobrado o Posto de Atendimento Avançado (PAA), estrutura de saúde orgânica do Grupamento Logístico, situando a Zona de Combate e a Zona de Administração.

O terceiro escalão de evacuação, onde se encontravam desdobrados módulos do Hospital de Campanha, estrutura de saúde pertencente ao Grupamento Logístico, faz parte da Zona de Administração e a Zona do Interior.

Já o quarto escalão de evacuação localiza-se fora do Teatro de Operações, na Zona do Interior, e foi representado pela área onde está localizado o Hospital Militar de Área de Campo Grande, para onde o ferido foi evacuado por via aérea, por um helicóptero do 3º Batalhão de Aviação do Exército.

Ao final, o comandante do 9º Gpt Log, Cel André Luíz Santos da Silva, fez uso da palavra, parabenizando as OMDS envolvidas no exercício.