Operação Laçador utiliza Jogos de Guerra no RS

No período de 15 a 18 de maio, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE), junto a suas Grandes Unidades, a Artilharia Divisionária e as organizações militares diretamente subordinadas, participou da “Operação Laçador”.

O local em que se deu esse Exercício foi o Centro de Adestramento e Simulação de Posto de Comando, cuja base de operações se encontra no 29º Batalhão de Infantaria Blindado, na cidade de Santa Maria (RS).

O Exercício de Posto de Comando "Jogos de Guerra", com Simulação Construtiva, foi conduzido pelo Centro de Coordenação e Operações do Comando Militar do Sul e teve como um de seus objetivos adestrar os Estados-Maiores das Grandes Unidades e da Artilharia Divisionária no planejamento de operações militares.

Os Jogos de Guerra

O termo “Jogo de Guerra” refere-se a um exercício tático realizado no contexto de um Exercício de Posto de Comando, no qual são empregados meios computacionais para a apresentação digital do cenário e para a simulação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e apoio logístico. O objetivo em tela é obter o realismo dos resultados das integrações quanto ao consumo de suprimentos, de tempo e as perdas em pessoal e material.

A atividade utiliza, em suas ações, o Sistema COMBATER, um sistema de simulação construtiva desenvolvido para recriar ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, que permitam a adaptação do sistema de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

O Sistema trabalha com o processo de integração terreno – condições meteorológicas – inimigo e fornece a trafegabilidade de blindados sobre lagartas, sobre rodas e das demais viaturas empregadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter