10 de Maio, 2017 - 08:30 ( Brasília )

Terrestre

Substituição da Bandeira Nacional em Brasília


O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto, realizou, em 7 de maio, a substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. A abertura do evento contou com a participação do coral do Colégio Militar de Brasília e, durante a solenidade, houve homenagens aos 72 anos do Dia da Vitória (8 de maio), quando é comemorado o fim da Segunda Guerra Mundial.

A cerimônia, aberta ao público, recebeu autoridades militares, embaixadores, além de representantes do Governo Federal e do Distrito Federal. Alunos da Escola Classe do Setor Militar Urbano e membros do Grupo de Escoteiros Caio Martins também assistiram ao evento.

Durante o hasteamento da nova bandeira e a arriação da que foi substituída, militares e civis entoaram o Hino Nacional e o Hino à Bandeira. A histórica Bateria Caiena fez a Salva de Gala de 21 tiros. No encerramento, houve o desfile da tropa de militares do Exército, dentre eles os Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, com seus uniformes históricos.

A Bandeira hasteada no Planalto Brasileiro é substituída mensalmente em formato de rodízio, executado pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, além do Governo do Distrito Federal (GDF). Possui um mastro de 100 metros de altura e 24 hastes em círculo, simbolizando a convergência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as Unidades da Federação. O peso da bandeira ultrapassa 90 kg, com um tamanho total de 286 metros quadrados. Na base do mastro, está escrita a frase que reforça ainda mais a consciência de patriotismo na sociedade: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria”, está gravado na base do mastro.