09 de Maio, 2017 - 10:35 ( Brasília )

Terrestre

Comandante Logístico se reúne com empresários no CMO


m visita às Guarnições de Campo Grande e Dourados, o Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, reuniu-se, no dia 3 de maio, com o setor empresarial do Mato Grosso do Sul para falar sobre oportunidades de negócios com o Exército.

Durante palestra, realizada na Federação das Indústrias do Estado (FIEMS), o General tratou sobre as demandas da Força, que vão desde fardamento até munição, salientando que é possível ser um fornecedor de produtos e serviços, desde que devidamente cadastrado e com valores atrativos. E não é somente o mercado interno que pode ser abastecido, mas o externo também, já que a Organização das Nações Unidas (ONU) atua em muitos países com missões de paz.

Hoje, por exemplo, existem cerca de 1.400 militares brasileiros no Haiti. De acordo com o Comandante Logístico, falta concorrência e conhecimento do empresariado para conquistar uma fatia desse mercado. “Hoje, só 17, das 8.777 empresas habilitadas para vender para a ONU são brasileiras”, exemplificou o Gen Theophilo. Ao fim da palestra, o Comandante Logístico explicou como se credenciar junto ao Exército Brasileiro e à ONU para possíveis contratos, o que deixou os empresários interessados.

O encontro com o setor esteve inserido no contexto da visita de orientação técnica do Comando Logístico ao Comando Militar do Oeste (CMO), que começou em 2 de maio.

Após a reunião, o Gen Theophilo, acompanhado do Chefe do Estado-Maior do CMO, General de Brigada José Carlos Braga de Avellar, e do Comandante da 9ª Região Militar (9ª RM), General de Brigada Carlos Henrique Teche, esteve no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª RM. No mesmo dia, foi recepcionado pelo Comandante do 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log), com o objetivo de conhecer, avaliar as potencialidades e levantar as necessidades de suas organizações militares diretamente subordinadas.

Na ocasião, foi lhe apresentado um Destacamento Logístico em apronto operacional, expondo meios e capacidades de apoio; além do desdobramento do Posto de Atendimento Avançado e instalações do Módulo do Hospital de Campanha do Grupamento. As visitas ocorreram, ainda, ao 3º Batalhão de Aviação do Exército e à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS).


VEJA MAIS