28 de Abril, 2017 - 11:50 ( Brasília )

Terrestre

“Academic Day” recebe dezenas de oficiais estrangeiros


Uma comitiva de 64 oficiais oriundos de 17 países, todos alunos do Mestrado em Segurança e Defesa Hemisférica, promovido pelo Colégio Interamericano de Defesa (CID), está realizando uma viagem de estudos ao Brasil.

No dia 27 de abril, eles estiveram no Forte Caxias, Quartel-General do Exército, em Brasília, e participaram de um ciclo de palestras denominado "Academic Day", com apresentações do Supremo Tribunal Federal; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; e dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e da Fazenda.

A abertura foi procedida pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; e pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista.

Presente ao evento, a diretora do CID, Contra-Almirante Martha Herb, da Marinha dos Estados Unidos, destacou que uma das características marcantes do Curso é a congregação de militares de diferentes nações. "Somos a face concreta da cooperação e das relações internacionais. Temos, aqui, alunos construindo relacionamentos.

Quando retornarem a seus países, serão capazes de repassar e de auxiliar um ao outro em qualquer habilidade de que necessitem para apoiarem a segurança e a defesa", enfatizou.

O CID é o braço acadêmico da Organização do Estados Americanos e da Junta Interamericana de Defesa, que tem representações de países americanos em Washington (EUA). O curso promovido pelo CID tem duração de um ano, está em sua 56ª turma de formação e congrega alunos de todas as nações do continente americano. Após a passagem pela Capital Federal, a viagem de estudos teve como destino a cidade de Manaus (AM).