29 de Agosto, 2011 - 09:46 ( Brasília )

Terrestre

EB em Revista - Notícias do Exército


Fonte: Exército Brasileiro

21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista


Rio de janeiro (RJ) -
Fotos: 01 - 02

No dia 15 de agosto, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista realizou exercício de Adestramento de Defesa Antiaérea, no qual foi utilizado o Radar SABER M60 para realizar a vigilância do espaço aéreo. O Centro Tecnológico do Exército apoiou a atividade.

Escola de Sargentos das Armas

Três Corações (MG) -
Fotos: 03 - 04

Entre os dias 1° e 13 de agosto, a Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) coordenou o Estágio de Operações Contra Forças Irregulares, ministrado aos alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS/2011). O estágio ocorreu no Campo de Instrução General Moacyr Araújo Lopes (CIGMAL) e nos municípios de Luminárias e São Thomé das Letras (MG).

A EsSA contou com o apoio de diversos instrutores e monitores do Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (Rio de Janeiro/RJ), do Centro de Instrução de Operações Especiais (Niterói/RJ), da 4ª Companhia de Polícia do Exército (Belo Horizonte/MG) e da Seção de Instrução Especial da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ).

Durante o estágio, os alunos assimilaram e praticaram técnicas e táticas especiais, como: ambientação, rastreamento, posto de bloqueio e controle de estrada, entrevista, interrogatório, cachê, operações de busca e apreensão, cerco (ações urbanas) e operações de combate em ambiente rural.

Foram também executadas ações cívico-sociais, nas quais foram prestados serviços médico-odontológicos à população de São Thomé das Letras, e realizado um desfile militar.

 

3º Regimento de Cavalaria Mecanizado

Bagé (RS)
- Fotos: 05 - 06

No dia 11 de agosto, o 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou uma instrução de Travessia Fluvial utilizando a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal URUTU. O objetivo principal foi a reciclagem dos conhecimentos e a capacitação técnica do efetivo do “Regimento Forte de Santa Tecla”.

2º Batalhão de Engenharia de Combate

Pindamonhangaba (SP)
- Fotos: 07 - 08

No período de 8 a 12 de agosto, os soldados recém-incorporados participaram das instruções do Período de Instrução de Qualificação.


Companhia de Precursores Paraquedista

Rio de Janeiro (RJ)
- Fotos: 09 - 10

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Equipe Delta do 2º Destacamento de Precursores da Companhia de Precursores Paraquedistas (Cia Prec Pqdt) participou de um intercâmbio de instruções com o Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil (GRUMEC). Naquela oportunidade, a Equipe de mergulho da Organização Militar pôde atualizar seus conhecimentos acerca de equipamentos de mergulho autônomo, técnicas de infiltração aquática e subaquática e equipamento mergulho de circuito fechado, em que não há a produção de bolhas de ar que denunciam a posição dos mergulhadores. Tais conhecimentos são de fundamental importância para a manutenção dos padrões de operacionalidade das frações da Cia Prec Pqdt.

O intercâmbio foi marcado por instruções teóricas e práticas, com a participação dos principais especialistas em mergulho nas Forças Armadas. Nessas duas jornadas, a troca de experiências e a enorme gama de informações passadas aos combatentes da Equipe Delta contribuíram de forma significativa para o aperfeiçoamento de técnicas de infiltração aquática e subaquática desse vetor de combate da Cia Prec Pqdt. A oportunidade também serviu para o estreitamento dos laços de sã camaradagem que unem as tropas especiais das Forças Armadas do nosso país.

14º Grupo de Artilharia de Campanha (14º GAC)

Pouso Alegre (MG)
- Fotos: 11 - 12

Durante a semana de 9 a 12 de agosto, os alunos do Curso de Formação de Cabos do 14º GAC realizaram o Exercício de Adestramento. A atividade foi desenvolvida no Campo de Instrução de Pouso Alegre, onde os militares participaram de diversas instruções, com destaque para Rapel, Tiro Tático e Tiro com Metralhadora .50.