22 de Março, 2017 - 10:40 ( Brasília )

Terrestre

3º BAvEx e 17º R C Mec realizam adestramento conjunto na Operação Rotores do Oeste


No dia 17 de março, o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), em conjunto com o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º R C Mec), realizou manobras de fast rope, rapel e Mc Guire na sede do Regimento, como parte do programa de manutenção das habilitações técnicas dos aeronavegantes do Batalhão.

A finalidade do exercício era manter o estado de prontidão para prover aeromobilidade ao Comando Militar do Oeste (CMO). Foram deslocados, de Campo Grande (MS), para as manobras, além de pilotos e mecânicos de voo, militares de manutenção, do rancho, de saúde e dos Pelotões SAR (busca e resgate) e TASA (Transporte, Abastecimento e Suprimento de Aviação).

Durante a Operação, as tripulações de aeronaves do 3º BAvEx e frações do 11º e 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizaram a manobra de desova em meio aquático, conhecida como helocasting, próximo a Amambai. No dia 20 de março, o 3º BAvEx empregou, também, três aeronaves HA-1 Fennec e dois HM-1 Pantera, visando à manutenção da habilitação técnica de suas tripulações na manobra, enquanto os pelotões do 11º e do 17º R C Mec se adestravam no desembarque de aeronave em meio aquático.

O exercício conjunto permitiu que todas as Unidades envolvidas fossem beneficiassem com o apoio mútuo, possibilitando um melhor estado de preparação para missões aeromóveis no âmbito do CMO. O treinamento está envolvendo diretamente 166 militares das duas Unidades e seis aeronaves, sendo três HM-1 Pantera e três HA-1 Fennec. O 17º R C Mec, além de participar de manobras com frações embarcadas, presta, ao 3º BAvEx, o apoio necessário à Operação, que transcorrerá até o dia 24 de março.