25 de Novembro, 2016 - 11:55 ( Brasília )

Terrestre

EsFCEx – Entrega das espadas aos concludentes do CFO/QC


A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) realizou, na noite de 22 de novembro, a solenidade militar de entrega das espadas aos concludentes do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar do ano de 2016. Emocionados, os 63 (sessenta e três) novos oficiais do Exército, integrantes da Turma Sesquicentenário da Batalha de Tuiuti, prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional, após receberem a espada das madrinhas e padrinhos.

Na ocasião, o 1° Tenente Arcelino  (primeiro colocado) foi agraciado com a Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo, como premiação pelo desempenho durante o Curso de Formação. O CFO/QC teve a duração de 37 semanas, nas quais foram ministradas instruções de natureza militar e assuntos específicos de cada área de formação acadêmica.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, e contou com a presença do antigo Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Júlio Cesar de Arruda, e do Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior,  além de autoridades civis e militares, familiares e amigos dos formandos.

Em seu discurso, o Comandante da EsFCEx/CMS, Coronel Carlos Hassler,  ressaltou a coragem e a dedicação com que os tenentes-alunos venceram todas as etapas de formação.

Ao final, cumprindo uma nobre tradição, os novos oficiais do Exército Brasileiro realizaram a tradicional saída pelo Portão das Armas da Escola.