22 de Novembro, 2016 - 10:20 ( Brasília )

Terrestre

13ª Bda Inf Mtz – Operação Paiaguás


Em manobra que privilegiou o combate em amplo espectro, tônica nos modernos campos de batalha, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz), com sede em Cuiabá (MT), realizou seu adestramento avançado. 

Tiro de fração (com munição real), investimento sobre área edificada e adestramento de Artilharia precederam a Marcha para o Combate, por meio da qual a Brigada investiu sobre “território inimigo”, para salvaguardar os interesses da Pátria e proteger os nacionais, retirando-os ordenadamente da zona de conflito.

O emprego de aeronaves do 3º Batalhão de Aviação do Exército reforçou as ações, possibilitando a execução de uma infiltração aeromóvel. Uma vez que, no combate moderno, não se pode prescindir de uma opinião pública favorável, estudantes de Comunicação Social fizeram a cobertura da manobra, no contexto do Estágio para Correspondente de Assuntos Militares (ECAM).

Além disso, o comando da Brigada “Barão de Melgaço” promoveu duas Ações Cívico-Sociais (ACISO): uma em Guia e outra em Acorizal, municípios do Mato Grosso.