08 de Setembro, 2016 - 11:00 ( Brasília )

Terrestre

4ª Bda Inf L realiza Simpósio de Doutrina e Brevetação de Combatentes de Montanha


A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha – 4ª Bda Inf L (Mth) – realizou, no dia 1º de setembro, a Operação Manitu, composta por um dia inteiro de atividades, com o objetivo de fortalecer a mística e promover o desenvolvimento da doutrina de emprego da tropa de montanha.

Nas jornadas da manhã e da tarde, representantes de diversas organizações militares estiveram no 10º Batalhão de Infantaria Leve para participar do VII Simpósio de Doutrina de Montanha da 4ª Bda Inf L (Mth). Durante o Seminário, dentre outros temas, foi debatido o papel da Brigada no contexto de transformação da Doutrina Militar Terrestre e a geração da capacidade de operar em ambientes de montanha.

Na sequência das atividades, realizou-se uma cerimônia noturna de brevetação de 530 novos montanhistas militares. Os oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados que concluíram o Estágio Básico de Combatentes de Montanha 2016 (EBCM) foram formados pelo 10º Batalhão de Infantaria Leve, de Juiz de Fora (MG); pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João Del Rei (MG); e pelo 32º Batalhão de Infantaria Leve, de Petrópolis (RJ).

Durante a solenidade, ainda foram homenageados montanhistas pioneiros, como o Coronel da Reserva Sérgio de Souza Cirillo, o Coronel da Reserva Carlos Alberto Alves de Araújo e o 2º Tenente da Reserva Damir Silva.

Estiveram presentes nas atividades o Assessor Administrativo do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho; o Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Walmir Almada Schneider Filho; o General de Brigada da Reserva José Mauro Moreira Cupertino; o futuro Comandante da 4ª Bda Inf L (Mth), General de Brigada Carlos André Alcântara Leite; além de autoridades civis e militares e convidados.