Passagem da função de Adjunto de Comando do DECEx

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou, no dia 17 de agosto, a solenidade na qual o Segundo-Tenente QAO Sérgio Luís Moreira do Couto transmitiu a função de Adjunto de Comando para o Subtenente Art Cleison Amaral Lemos.

O então S Ten Couto, selecionado a partir de um processo que considerou todo o universo de subtenentes e primeiro-sargentos prontos para o serviço no DECEx, assumiu suas funções em 17 de novembro de 2015, em atendimento ao preconizado na Portaria do Estado-Maior do Exército de criação do cargo, baixada em caráter experimental, e às Diretrizes do Comandante do Exército.

Consciente do desafio de atuar em um novo campo, criado com o objetivo de valorizar a carreira de praça, como primeiro Adjunto de Comando do Departamento, participou de inúmeras atividades e empreendeu uma série de ações, quebrando paradigmas, sem, no entanto, subverter os preceitos da hierarquia e da fiel observância do canal de comando.

Durante os nove meses em que esteve no desempenho da função, participou de reuniões de Adjuntos de Comando promovidas pela Diretoria de Educação Técnica Militar; acompanhou o Chefe do DECEx em diversas atividades em estabelecimentos de ensino e em outras organizações militares, dentro e fora da Guarnição do Rio de Janeiro; e participou de solenidades e formaturas, ocupando local de destaque.

Nessa função, o S Ten Couto prestou o adequado assessoramento em questões sensíveis e correntes relacionadas às praças, com destaque a assuntos relativos ao moral da tropa, ao bem-estar, à satisfação profissional, à carreira, à motivação, à instrução, ao apoio à família militar, à saúde, à assistência social, à justiça e à disciplina, e em processos decisórios atinentes à função. Constituiu-se em formidável interlocutor das preocupações e das necessidades pessoais e profissionais das praças, incentivando o ambiente saudável, salutar e agregador, estimulando e contribuindo para o desenvolvimento de um espírito de comprometimento com a Instituição.

Cooperou, também, com o desenvolvimento de valores, deveres e ética militares no âmbito do Departamento. Além disso, acompanhou o desempenho das praças, fomentando a busca do aprimoramento e aperfeiçoamento profissional desses militares; recepcionou as praças quando de sua apresentação neste Departamento; e participou da recepção de autoridades, tomando parte no cerimonial.

Ao ascender ao Quadro Auxiliar de Oficiais, o 2º Ten Couto transmitiu ao S Ten Cleison, a honrosa função de Adjunto de Comando do DECEx, em cerimônia presidida pelo Chefe do DECEx, General de Exército João Camilo Pires de Campos, na presença de representações das Diretorias e do Centro subordinados e de familiares e outros convidados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter