EB – CMNE recebe novo Comandante

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 17 de agosto, a cerimônia de passagem de comando, na qual o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache transmitiu o cargo de Comandante Militar do Nordeste para o General de Exército Artur Costa Moura. O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, presidiu o evento, que contou, ainda, com a presença do Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, dentre outras autoridades civis e militares.

O evento iniciou-se com o descerramento da placa do Comandante Sucedido na Galeria dos Ex-Comandantes e, ao término ocorreu o desfile de tropas militares, no Quartel-General do Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado no Complexo do Curado, em Recife (PE).

O General Pafiadache

Natural da cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul, o Gen Pafiadache assumiu o Comando do CMNE em 13 de agosto de 2014. Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria do ano de 1976, ele ascendeu ao posto atual em julho de 2014.

Além dos cursos militares, o Gen Pafiadache possui, ainda, o Curso de Especialização em Segurança Presidencial.

Dentre as atividades desempenhadas em sua função, destaca-se o apoio à Secretaria de Saúde de Pernambuco no controle e combate ao mosquito Aedes aegypti; o apoio à Prefeitura do Recife na desobstrução de vias públicas após a tempestade ocorrida em 29 de janeiro; a cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco nas atividades de recadastramento biométrico de eleitores; a contribuição para a regularidade do processo eleitoral, executando apoio logístico e ações de Garantia da Lei e da Ordem, durante o processo de votação e apuração no ano de 2014; a atuação na fiscalização e no controle de empresas que armazenam, comercializam, transportam e/ou utilizam o Nitrato de Amônio, a fim de contribuir para a preservação da ordem pública; a preparação do 25º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz para atuar no Haiti; e o emprego de tropas no Rio Grande do Norte na Operação Potiguar, cooperando para estabilidade da ordem pública. Além disso, contribuiu para o aperfeiçoamento da execução do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Semiárido Nordestino (Operação Carro-Pipa).

Por seus relevantes serviços prestados durante a sua passagem pelo Nordeste, foi agraciado com o título de cidadão recifense, outorgado pela Câmara dos Vereadores do Recife. Ao deixar o Comando do CMNE, o Gen Pafiadache assume a Chefia do Departamento-Geral do Pessoal do Exército, em Brasília (DF).

O General Moura

Natural da cidade de Jequié, na Bahia, o Gen Moura foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria, em 14 de dezembro de 1978 e ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2016. Antes de ser nomeado Comandante Militar do Nordeste, comandou a 6ª Região Militar.

Além dos cursos militares, o Gen Moura possui, ainda, MBA Executivo, da Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduação em Assessoramento Parlamentar e Relações Executivo-Legislativo (UnB); e Pós-Graduação em Ciência Política (UnB).

Por seus relevantes serviços à frente da 6ª Região Militar, recebeu, dos baianos, a Medalha Thomé de Souza, oferecida pela Câmara de Vereadores de Salvador, e, dos sergipanos, recebeu o título de cidadão sergipano, outorgado pela Assembleia Legislativa daquele Estado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter