09 de Agosto, 2016 - 11:30 ( Brasília )

Terrestre

8ª Região Militar tem novo Comandante


No dia 3 de agosto, ocorreu a passagem de comandante da 8ª Região Militar (8ª RM), Grande Comando Logístico e Administrativo subordinado ao Comando Militar do Norte (CMN), que atua nos Estados do Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins. O General de Divisão Humberto Francisco Madeira Mascarenhas passou o cargo ao General de Divisão Eduardo Antonio Fernandes.

A celebração, ocorrida no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), iniciou com a inauguração do retrato do General Madeira e, em seguida, foi promovida a solenidade.

O evento teve a presença do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna; do Comandante Militar do Norte, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva; do Comandante do I Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá; de outros oficiais-generais da ativa e da reserva; e de outras autoridades civis e militares.

Ocupou um local de destaque na cerimônia o Pracinha Oscar Manoel dos Santos, que recebeu o toque de ex-combatente.

O General de Divisão Humberto Francisco Madeira Mascarenhas

Ao assumir o Comando da 8ª RM, em abril de 2014, o Gen Madeira estabeleceu como principal objetivo a melhoria da eficiência logística e administrativa das operações do Exército e das organizações militares da sua área de responsabilidade. Neste sentido, em seu comando, implementou diversos projetos, cumprindo com o que havia planejado.

O CMN sempre pôde contar com seu apoio logístico eficiente, em especial nas operações Ágata e Curare Oriental, mantendo-se presente como elemento do Comando Logístico da Área de Operações. Destacou-se, também, na seleção de oficiais e sargentos de elevada capacidade para atuarem como professores e monitores do recém-criado Colégio Militar de Belém. Após esses dois anos nesse Comando, o General Madeira será, agora, o Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, em Brasília (DF).

O General de Divisão Eduardo Antonio Fernandes

Aspirante da Arma de Cavalaria de 1982, o Gen Fernandes incorporou às fileiras do Exército em 1976, pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Como oficial-general, esteve no comando da Base de Apoio Logístico do Exército e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, as duas localizadas na cidade do Rio de Janeiro.

Dentre os cargos ocupados, destaca-se, ainda, no exterior, a missão das Nações Unida em Angola e a missão junto ao Comando de Doutrina e Instrução (TRADOC) do Exército dos Estados Unidos da América. Antes de assumir o cargo de Comandante da 8ª Região Militar, o Gen Fernandes foi 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército e 7º Subchefe do Estado-Maior do Exército, ambos os cargos ocupados em Brasília (DF).

A 8ª Região Militar

A 8ª RM apoia o emprego da tropa, no que tange ao planejamento e execução das atividades logísticas e administrativas de suas organizações militares, principalmente nas áreas funcionais de apoio ao material, ao pessoal e à saúde.

Na área administrativa, planeja, coordena, executa, integra e controla a mobilização, o serviço militar, os produtos controlados, o transporte administrativo, a assistência social e o controle do patrimônio das Unidades EM sua área de responsabilidade.