04 de Agosto, 2016 - 11:00 ( Brasília )

Terrestre

Gen Theophilo é o novo Comandante da 10ª RM


A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, em 28 de julho, a solenidade de passagem de comando, na qual o General de Divisão Marco Antônio Freire Gomes transmitiu o cargo de Comandante da Região ao General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

A primeira atividade do evento foi a inauguração do retrato do General Freire Gomes na Galeria dos Ex-Comandantes. Em seguida, todos seguiram para a cerimônia, na qual foram lidos a referência elogiosa ao Comandante Sucedido, o curriculum vitae do Comandante sucessor, as palavras de despedida, finalizando com o desfile da tropa em continência ao Gen Theophilo. Na continuação, foi reinaugurada a Praça Martim Soares Moreno.

O novo Comandante, Gen Theophilo, é natural de Fortaleza, Ceará. É oriundo da arma de Artilharia, da turma de 1982, da Academia Militar das Agulhas Negras. Por ainda estar ocupando a função, em Brasília, de coordenador-geral do emprego do Exército nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, uma das suas atribuições como 2ª Subchefe do Comando de Operações Terrestres, ele está recebendo o Comando da 10ª RM, mas só assume efetivamente após os jogos olímpicos.

O General Freire Gomes já assumiu a função de Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília. Em suas despedidas, destacou a “imensa satisfação” de ter servido na 10ª RM. “Aqui deixo, além de uma equipe de grande competência, amigos da vida militar que espero encontrar em breve”, disse.

Dentre os presentes, pode-se destacar o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen; o Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache; o General de Exército Carlos Bolivar Goellner; o General de Exército Domingos Miguel Antonio Gazzineo; antigos comandantes da Região Martim Soares Moreno; oficiais-generais de ontem e de hoje; e outras autoridades civis e militares.