08 de Julho, 2016 - 09:35 ( Brasília )

Terrestre

Centro de Avaliações do Exército acompanha Ensaio de Interferência Eletromagnética


No período de 20 a 30 de junho, foi realizado, no Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos (SP), um Ensaio de Interferência Eletromagnética, com a participação de uma equipe composta por oficiais e praças do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e técnicos civis das empresas MAN e SCANIA.

O procedimento foi realizado na viatura de transporte não especializado (VTNE) com capacidade para 10 toneladas, tração 6x6, fabricada pela MAN; e na VTNE com capacidade para 10 toneladas, tração 6x6, fabricada pela SCANIA. Ambas se encontram em processo de Avaliação de Protótipo no CAEx.

Durante o ensaio, procurou-se observar a eventual ocorrência de interferências no funcionamento de sistemas eletroeletrônicos das viaturas, quando são submetidas a campos elétricos, na faixa de frequência de 30 MHz a 18 GHz, conforme previsto em normas militares internacionais.

Os resultados desse ensaio permitirão verificar a conformidade dessas viaturas com requisitos absolutos definidos nos Requisitos Operacionais Básicos e Requisitos Técnicos Básicos, elaborados, respectivamente, pelo Estado-Maior do Exército e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia.

Em caso de atenderem a esses requisitos, ficará demonstrado que esses veículos são imunes a campos eletromagnéticos gerados por equipamentos externos próximos a sua área de atuação, sem deterioração de suas capacidades operacionais.