27 de Janeiro, 2016 - 15:35 ( Brasília )

Terrestre

Plataforma blindada do carro anfíbio da Iveco será adotada pela BAE Systems

Fabricante firmou contrato para a produção e desenvolvimento do carro de combate do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos

No contrato para a fase de engenharia, produção e desenvolvimento do programa do carro de combate anfíbio, recentemente celebrado entre o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e a empresa BAE Systems, a Iveco Defesa fornecerá uma solução que partirá do zero até se tornar um veículo anfíbio, e fará melhorias significativas dos recursos que atendam às necessidades da corporação.

Durante essa fase, a BAE Systems entregará 16 protótipos, os quais serão testados pelo Corpo de Fuzileiros Navais no terceiro trimestre de 2016. A solução ACV 1.1 da BAE Systems é um carro avançado aberto 8x8, de capacidade oceânica, baseado em uma plataforma desenvolvida pela montadora e equipado com um novo pacote de potência de 700 cv e 6 cilindros, o que proporciona um aumento significativo de força em relação a atual viatura anfíbia sobre lagartas.

O veículo apresenta o melhor desempenho da categoria em termos de mobilidade em qualquer tipo de terreno, possui uma estrutura interna de assentos suspensos para 13 fuzileiros navais embarcados, posições para atenuação de explosão para uma tripulação de três ocupantes e aprimorou a capacidade de sobrevivência e proteção da equipe. Foram realizados testes sobre a mitigação de riscos, avaliação da capacidade de navegação, mobilidade terrestre e flutuabilidade, que comprovaram os recursos da solução.

A BAE Systems tem mais de 70 anos de experiência em projetos e construção de carros anfíbios e é fornecedora líder de carros de combate, tendo produzido mais de 100 mil sistemas para clientes no mundo inteiro.

A Iveco Defesa também possui experiência em projetos e construção de mais de 30 mil veículos militares blindados polivalentes e protegidos, atualmente em operação.

Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil.

A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.