24 de Dezembro, 2015 - 10:45 ( Brasília )

Terrestre

5ª DE realiza passagem de Comando


Na sexta-feira, dia 18 de dezembro, um expressivo segmento da sociedade curitibana assistiu à passagem de Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), durante a qual o General de Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell transmitiu a função para o General de Divisão José Luiz Dias Freitas.

A solenidade incluiu, além das honras militares, as palavras de despedida do Gen Carbonell, a apresentação da Banda da 5ª DE e o desfile de destacamentos a pé e de viaturas blindadas de organizações militares subordinadas. Cabe ressaltar a presença do Prefeito da cidade, Sr Gustavo Fruet, acompanhado de representantes do poder público e de autoridades civis e militares.

Em seu discurso de despedida, Gen Carbonell agradeceu ao apoio incondicional da família, em especial da esposa, e de todos os militares com quem trabalhou. Destacou, ainda, grandes parcerias com o Governo do Estado do Paraná, com a Prefeitura de Curitiba, com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Federação do Comércio do Paraná (FECOMÉRCIO), além de outras parcerias com entidades que sempre atenderam à DE com total presteza e receptividade.

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, enfatizou as transformações e o progresso logrados pela 5ª Divisão de Exército sob seu comando, bem como a contribuição da sua gestão com a sociedade e a cultura paranaense.

O novo Comandante, Gen Freitas, possui experiência militar internacional e exercia, anteriormente, o cargo de Subcomandante de Operações Terrestres do Exército.