18 de Novembro, 2015 - 09:00 ( Brasília )

Terrestre

3ª RM apresenta um balanço parcial dos resultados da Operação Dínamo III no RS


A mobilização de militares da 3ª Região Militar e de integrantes das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Estadual, do Departamento Nacional de Produção Mineral e Ministério Público Federal, que participam da “Operação Dínamo III”, apresenta seus primeiros resultados, conforme balanço divulgado na noite desta segunda-feira pelo Comando da 3ª Região Militar.

Até o momento, já foram 40 pontos vistoriados, sendo 9 empresas autuadas. Foram apreendidos até o momento 2063 Kg de explosivos, 356 unidades de espoletas, 1191 metros de Cordel Detonante em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

A Operação Dínamo consiste em uma intensificação da fiscalização e controle no que diz respeito à produção, armazenamento, comercialização, transporte, bem como utilização de explosivos e produto correlatos, em um esforço conjunto, objetivando contribuir para a segurança da sociedade, dentro das medidas preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (RJ 2016), de acordo com a missão Constitucional atribuída à Força Terrestre.

Concomitantemente, a operação busca desenvolver capacidades, incrementar a sinergia entre os trabalhos realizados pelo Exército e Instituições Policiais, e consolidar a percepção de presença nacional dessas instituições perante a sociedade brasileira, no combate a ilícitos envolvendo a gestão irregular de explosivos.