13 de Novembro, 2015 - 14:00 ( Brasília )

Terrestre

EB - COTER participa do Trident Juncture, Exercício da OTAN em Portugal


Com dois observadores militares, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou do Exercício Conjunto Trident Juncture 2015, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), na região de Santa Margarida, em Portugal, no período de 2 a 5 de novembro.

O Exercício envolveu um efetivo de 36.000 participantes, oriundos de 30 nações aliadas e parceiras, e ocorreu simultaneamente na Espanha, na Itália, em Portugal, no Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico.

O Trident Juncture foi um dos maiores exercícios da OTAN ocorridos nos últimos 12 anos e teve por finalidade demonstrar capacidades operativas de Forças Navais, Terrestres, Aéreas e Especiais em um cenário de guerra do combate moderno.

O Exercício também adestrou e certificou a Força de Resposta da OTAN (NRF), bem como testou elementos da Força-Tarefa Conjunta de Elevada Prontidão (VJTF), ou Força Ponta de Lança (Spearhead Force), que será ativada em 2016.

O COTER foi representado pelo Cel Romão, da 1ª Subchefia, que esteve acompanhado pelo Ten Cel Vinícius, do Curso de Infantaria da ESAO.