30 de Outubro, 2015 - 10:00 ( Brasília )

Terrestre

5ª DE adestra suas tropas em Santa Catarina


A 5ª Divisão de Exército (5ª DE), com sede em Curitiba (PR), realizou, de 19 a 23 de outubro, a Operação Bormann no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras (SC). A operação consistiu no adestramento de tropas pertencentes às organizações militares subordinadas à 5ª DE, em um quadro de defesa externa.

Durante o exercício, ocorreram manobras com blindados e tropas a pé; tiros de artilharia de campanha, de artilharia antiaérea, do M113, do Guarani, do Leopard e do Guepard, além das metralhadoras .50 e dos tiros iluminativos noturnos. Foram empregados, ainda, helicópteros militares.

Unidades logísticas do Exército realizaram desdobramentos de postos de distribuição de suprimentos, como combustíveis e gêneros alimentícios; de instalações de saúde; de lavanderia industrial de campanha; e de oficinas de manutenção de viaturas. Toda essa estrutura foi disposta em prol da tropa acampada no terreno.

O exercício contou com tropas dos Estados do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, totalizando cerca de 4.200 militares. A quantidade de viaturas blindadas envolvidas na operação também foi grande, aproximadamente 80 blindados, que foram reunidos no campo de instrução, por meio ferroviário e rodoviário (embarcados em pranchas).

No dia 22 de outubro, autoridades, imprensa, universitários e convidados foram recepcionados na sede do Campo de Instrução, onde ocorreu a realização do exercício da Artilharia Divisionária da 5ª DE, atividade inserida na Operação Bormann e denominada Operação Marechal Setembrino de Carvalho.

Esse Exercício integrou 12 organizações militares de Artilharia, um Destacamento de Morteiros e Aeronaves da Aviação do Exército, além dos tiros de morteiro e obuseiros M108 AP, M109 AP, M101 AR e Light Gun L 118. Foram empregados, também, meios da Aviação do Exército e Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) da Bateria de Busca de Alvos do 9º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado.