Operação Treme Cerrado – “Media Day”

Uma ação conjunta, integrada, articulada entre diversos sistemas de combate do Exército, que precisam estar bem afinados para o sucesso de qualquer operação militar. Assim foi a apresentação de uma manobra no Centro de Instrução de Formosa, durante o media day organizado pelo Comando Militar do Planalto, no dia 22 de outubro, dentro da programação da Operação Treme Cerrado.

Os palanques montados receberam civis e militares, que puderam acompanhar as explicações detalhadas de toda a atividade. Os vídeos transmitidos pelos telões instalados à frente do grupo mostravam as ações reais da tropa no terreno, com emprego de paraquedistas, de carros de combate, da viatura Guarani e do Sistema Astros, na medida em que eram desencadeadas as atividades, simulando um ataque a instalações de um suposto exército inimigo.

A Operação Treme Cerrado tem justamente essa finalidade: trabalhar o adestramento da tropa. Em outras palavras, manter o Exército sempre preparado para atuar em ações reais, que exijam um movimento coordenado.

Assim, a Força Terrestre mantém seus militares prontos para agir com eficácia em qualquer missão. A Operação foi realizada entre os dias 17 e 22 de outubro e comprovou que os projetos estratégicos do Exército estão capacitando a Instituição para o futuro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter