22 de Outubro, 2015 - 11:10 ( Brasília )

Terrestre

Abertura do exercício no Terreno de Operações Ofensiva de ECEME


Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) iniciou, no dia 21 de outubro de 2015, o Exercício no Terreno (ET) de Operações Ofensivas. A abertura do exercício ocorreu no auditório do Instituto Militar de Engenharia (IME) e foi realizada pelo Tenente Coronel JANJAR, Chefe da Seção de Operações Ofensivas.

Na oportunidade, a Direção do Exercício transmitiu aos alunos do 1º ano do CCEM os principais objetivos do exercício, as medidas administrativas e de planejamento a serem realizadas. O ET está programado para ocorrer entre os dias 21 e 30 de outubro, sendo que a primeira fase transcorrerá no Rio de Janeiro, na ECEME, constando da realização dos planejamentos pelos alunos e a segunda fase, na cidade de Campinas-SP e seu entorno, onde os planejamentos realizados serão verificados com o estudo no terreno.


ECAM

Teve início nesta quarta-feira (21) o Estágio de Correspondente em Assuntos Militares (ECAM) em Campinas-SP, que conta 28 universitários participantes dos cursos de Jornalismo da UNIP, da ESAMC, e da PUC-Campinas.

O estágio, que terá a duração de sete dias, é conduzido pela equipe de instrutores da ECEME com o apoio do 28º Batalhão de Infantaria Leve e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

A primeira jornada teve início com as medidas administrativas de recepção e inscrição, seguidas da abertura, feita pelo TC Harryson, responsável pelo ECAM, e apresentação da finalidade e características do estágio, pelo TC Ricardo. Em seguida, os estagiários assistiram à palestra "O Exército Brasileiro", em que foram destacadas a composição do Exército e suas principais áreas de atuação, além das principais características da profissão militar.

Após o almoço e em continuidade à fase teórica do estágio, os universitários puderam conhecer e discutir as peculiaridades da atividade de Comunicação Social nas áreas de segurança e defesa, na paz e na guerra, durante as palestras intituladas: "A comunicação Social no Exército Brasileiro" e "A mídia e a Guerra".