21 de Outubro, 2015 - 10:00 ( Brasília )

Terrestre

Operação Treme Cerrado - 32° GAC realiza tiro real em conjunto com cadetes da AMAN


Asp Fabiani


No dia 20 de outubro, foi realizado pelo 32° Grupo de Artilharia de Campanha (32ºGAC), no Campo de Instrução de Formosa (CIF), tiros reais em uma manobra conjunta com o Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras. A manobra ocorreu no contexto de um movimento retrógrado.

A atividade contou com a participação de 350 militares do 32°GAC e 70 cadetes da AMAN do 4° ano do Curso de Artilharia. No total, duas baterias com 4 obuseiros cada, ocuparam o terreno e realizaram tiros nos alvos estabelecidos. O objetivo principal do exercício de adestramento foi treinar o posicionamento tático da tropa e apoiar a formação dos cadetes da AMAN.

O adestramento faz parte das diversas ações que vem sendo planejadas e executadas, entre os dias 17 e 22 de outubro, por ocasião da Operação Treme Cerrado.

16° B Log desdobra Base Logística da Brigada

No contexto da Operação Treme Cerrado, o apoio logístico à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada está sendo prestado por meio do 16º Batalhão Logístico e Comando, por intermédio de 4 subunidades: Companhia Logística de Saúde, Companhia de Suprimento, Companhia de Comando e Apoio e Companhia Logística de Manutenção.

As companhias estão desdobradas no Campo de Instrução de Formosa, e contam com mais de 50 viaturas e cerca de 200 militares, sendo 3 do segmento feminino.

A Base Logística tem a função de prestar todo apoio à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e às suas Organizações Militares. Até o dia 19 de outubro foram utilizados 200.000 litros de água e 10.000 litros de óleo diesel em apoio às operações. Na área de saúde, existem 15 leitos e nove militares foram atendidos.

As instalações da Base estão desdobradas conforme a Doutrina Militar Terrestre, ocupando uma área de 9km².