09 de Julho, 2015 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

EB faz exercícios de treinamento em cidades de MT e SP

Exercício ocorre em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. Soldados devem realizar blitz e patrulhamento em vias das cidades.

O Exército Brasileiro, por meio de unidades da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada da capital, está realizando nas ruas de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças execícios de adestramento de soldados. As atividades fazem parte de um programa previsto pela Secretaria de estado de Segurança Pública (Sesp), que oferece apoio da Polícia Militar. No total, os exercícios contam com 1.100 soldados. Alguns já puderam ser vistos nas ruas de Cuiabá na tarde desta terça-feira (7).

Segundo o Exército Brasileiro, o adestramento de soldados está previsto no Programa de Instrução Militar e faz parte da formação dos oficiais. As atividades dos militares tiveram início nesta terça-feira, e devem se encerrar no próximo sábado (11).

Na capital, o exercício conta com 300 soldados que instalaram pontos em diversas vias urbanas e estradas que dão acesso à cidade. Para as atividades, o Exército conta com o apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal.

Nas outras três cidades do interior, 800 soldados estão instalados em pontos para a realização do exercício de patrulhamento a pé e motorizado, além de blitz em estradas e vias urbanas.
 

Campinas e região, Treinamento específico para atuação nos Jogos Olimpicos

A 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), integrante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), realiza a partir desta segunda-feira (6) até o dia 10 de julho, uma operação para preparar as tropas de Campinas (SP) para grandes eventos, como as Olimpíadas 2016.

Um efetivo com cerca de 3 mil militares, sendo 1.697 da região de Campinas, executará em parceria com autoridades policiais locais, situações que incluirão patrulhamento ostensivo de ruas e avenidas, abordagens de elementos suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos, proteção de estruturas estratégicas, busca e apreensão e escolta de autoridades e comboios, entre outras missões de ambientação operacional.

A Operação Bandeirantes está prevista no Programa de Instrução Militar (PIM) do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTer) e está sendo executado além de Campinas, nos municípios de São Paulo, Itu, Jundiaí, Pirassununga, São Vicente, Pindamonhangaba e Lins.

Atividades para a população

Junto com a operação, o Comando do Exército de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) promove atividades para os moradores locais. Em Campinas, na Emei Marilene Cabral, localizada no Jardim Melina, na terça (7) e quarta-feira (8), terá apresentação da banda de música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e dos cães adestrados do 11º Pelotão de Polícia do Exército.

A população também vai receber atendimento médico e odontológico, além de práticas desportivas, brincadeiras lúdicas, passeio com viaturas militares, corte de cabelo e oferecimento de serviços públicos do Procon e Poupatempo.