No M&T Expo Congresso, General apresenta os planos do Exército para ampliar a atuação em obras de infraestrutura

Nesta quarta (10), durante o M&T Expo Congresso (M&T Expo 2015 – 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração), o General de Divisão do Exército Brasileiro, Marcos Velloso Guimarães, apresentou os investimentos e obras realizadas pelo Departamento de Obras e Construção (DOC) do Exército Brasileiro, que atua em regiões de difícil acesso.

Dentre as obras executadas pelo DOC (adutoras, canal, irrigação, aeroportos, rodovias, ferrovias), uma das maiores construções atualmente em execução é a da Transposição do Rio São Francisco. “Temos esperança de compartilhar com o Governo Federal a realização de obras de infraestrutura, principalmente rodovias e ferrovias”, disse o General Velloso.

Atualmente, 20 empreendimentos estão em andamento. Os principais são: BR-101, em fase final de projeto, que terá 11 quilômetros de pavimento de concreto; BR-163, que prevê tratamento superficial; um trecho da BR-319, próximo à região de Humaitá; obra de implementação da SC-114, que liga a BR-116 até São Joaquim; além da construção da BR-119, na Amazônia. As demais obras são de manutenção e conservação.

Segundo o general, uma das qualidades do Exército é aprender novas técnicas, como a pavimentação rígida realizada na BR-101 (Nordeste), onde os envolvidos foram treinados durante um ano. O Exército Brasileiro também realizou obras de Perfuração de Poços Artesianos no Nordeste e, segundo o general, há estudos para realizar a obra na região Sudeste, em conjunto com o Comando Militar Sudeste.

Adiantou ainda que, no próximo ano, serão adquiridas unidades de simuladores, cujo objetivo é avaliar as condições do operador sem cometer falhas na operação das máquinas, o quem deve aumentar a produtividade.


Fonte:Assessoria de Imprensa da Sobratema e da M&T Expo

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter