03 de Junho, 2015 - 15:00 ( Brasília )

Terrestre

16° Aniversário do Museu Militar do CMS


No dia 02 de junho, foi comemorado os 16 anos de criação do Museu Militar do CMS.

Na programação, ocorreu uma solenidade na qual personalidades que colaboraram com o Museu receberam Diplomas de Amigo do Museu Militar do CMS, também aconteceu uma palestra sobre o livro “De Truck a Narvik – Mergulhando na História”,  de autoria do 2º Ten Nestor Antunes de Magalhães, obra que foi lançada no evento, e a Banda do 3º BPE realizou apresentações. Estiveram presentes o Gen Vasconcellos, Cmt 3ª RM, Gen Goulart, Chefe CCOp, Gen Luciano, CHEM CMS, Gen Padilha, Ass Rel Inst CMS e autoridades civis e militares.

A criação do Museu

Em novembro de 1997, um Oficial R2 e dois civis, entusiastas e colecionadores de artigos militares, orientados por uma Oficial QCO, encaminharam ao CMS um projeto de desenvolvimento de um espaço cultural apropriado para visitação, pesquisa e lazer, e que fizesse parte do roteiro turístico de Porto Alegre.

O Comandante Militar do Sul na época, General de Exército Ney da Silva Oliveira, levou o projeto para a Reunião de Alto Comando, em Brasília. Em dezembro do mesmo ano, oficiais da então Diretoria de Assuntos Culturais - DAC do Exército vieram a Porto Alegre para saber detalhes do projeto para que, com base em um relatório confeccionado pelo Coronel R1 JAYME MOREIRA CRESPO FILHO, a pedido do General Dutra, Chefe do Estado-Maior do CMS, fosse emitido o parecer sobre a criação do Museu.

Aos dois dias de junho de 1998, em ofício Nr 082, da Secretaria-Geral do Exército, foi encaminhado expediente ao Sr Chefe do Gabinete do Ministro do Exército, contendo o parecer da Diretoria de Assuntos Culturais, o qual foi concluído nos seguintes termos: “A iniciativa do CMS de criar um museu militar em Porto Alegre deve ser apoiada, pois o projeto, além de bem elaborado, preenche uma grande lacuna num Comando com grandes tradições militares. Além disso, esse museu será o centro irradiador de todas as ações destinadas a preservar a memória, as tradições e os valores da Força Terrestre nos Estados do sul do Brasil”.

No dia 24 de maio de 1999, o então Comandante Militar do Sul, General de Exército FRANCISCO PINTO DOS SANTOS FILHO, sensibilizado com a necessidade de preservar o patrimônio material e imaterial do Exército Brasileiro na área do Comando Militar do Sul, lançou as bases para a criação do MMCMS, o qual, após organização do seu quadro de pessoal e de reunião de acervo, passou a ocupar, no ano de 2001, as atuais instalações.

Construído entre os anos de 1851 a 1867 para ser a sede do Arsenal de Guerra da Província, o prédio do MMCMS foi de fundamental importância para o apoio às operações empreendidas durante a Guerra do Paraguai, atendendo a tropa em armamento, munição, transporte, fardamento e subsistência.

Apesar do breve período de existência, o MMCMS rapidamente atingiu índices que o projetaram como uma das principais instituições Culturais do Exército, graças ao apoio irrestrito do Comando Militar do Sul, das Organizações Militares de Porto Alegre, das instituições culturais e de ensino, nas esferas federal, estadual e municipal e ao trabalho incansável e profissional de seus integrantes,

Os inúmeros projetos desenvolvidos, entre os quais podemos citar: “A escola vai ao museu”, “Valores e tradições do CMS”, Visitas de Orientação Técnica aos espaços culturais da área de abrangência do CMS, Estágio e Oficinas em Práticas Museológicas, destinados a estudantes dos Cursos de História e Museologia, participação em eventos de abrangência nacional como “A semana dos Museus” e “Primaveras dos Museus” aliados à excelência do acervo e das exposições realizadas, propiciaram que o MMCMS se tornasse o Museu Histórico mais visitado do Estado do Rio Grande do Sul.

Nesses 16 anos de vida, o MMCMS vem se tornando expoente de relevo do desenvolvimento da História Militar e da Museologia sendo uma instituição de referência na conservação, preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio histórico-cultural do Exército Brasileiro.