16 de Maio, 2015 - 10:30 ( Brasília )

Terrestre

Curitiba sedia a 1ª Corrida Militarizada neste domingo


Curitiba irá sediar, neste domingo (17), à partir das 7h30,  a 1ª Corrida Militarizada, que acontece no 20º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército Brasileiro, no Bacacheri.

Mais de 400 pessoas já se inscreveram para participar da prova que tem como principal desafio 24 obstáculos utilizados no treinamento militar. Entre eles, pista de cordas, transposição de um lago de 120 metros e Pista de Pentatlo Militar – série de 7 obstáculos em uma mesma pista e que devem ser realizados em curto período de tempo.

“A competição tem como objetivo desafiar os atletas a superarem os seus limites máximos em uma prova feita dentro de um batalhão de infantaria”, explica Marcelo Gomes, diretor da agência de marketing esportivo, Nosso Time – que propôs ao 20º Batalhão a realização da Corrida Militarizada.

A 1ª Corrida Militarizada de Curitiba possui duas modalidades: o percurso de  3,5 km (uma volta na pista) e o percurso de 7 km (duas voltas na pista). A prova dispõe de categorias individuais femininas e masculinas para as duas modalidades. Além disso, a Corrida também possui categorias exclusivas dos 7 km: corrida individual militar, em que apenas militares da polícia e do exército participam; e as categorias de equipes mistas, que podem ser realizadas em duplas ou trios.

Orientação - No sábado, às15h, será promovido no 20º BIB um Congresso Técnico para todos os participantes, no qual será feita uma visita guiada pelo. A organização também irá explicar as regras e obstáculos da prova.

O produtor responsável pela Corrida na Agência Nosso Time, Rafael Schmitt, lembra que hoje, cada vez mais, as pessoas buscam provas esportivas diferenciadas para superar limites. Como exemplo ele cita o Crossfit, programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. “Na Corrida Militarizada os atletas vão encarar desafios que os soldados ultrapassam diariamente. É uma possibilidade de conhecer e vivenciar estes desafios”, explica Rafael.         

Semana da Infantaria – No 20º BIB a Corrida Militarizada acontece como parte das comemorações da semana da infantaria. Por este motivo, a abertura do evento contará com a banda do Exército, disparo de metralhadoras e, a largada da primeira bateria, será ao som do tiro de canhão.

O Capitão de Infantaria do 20º BIB, Helder de Jesus Egídio Ferreira, explica que a Infantaria opera pela combinação do fogo e movimento. “Durante a formação do combatente de infantaria, o militar é exposto a privações que o terreno e as condições meteorológicas impõem. O objetivo é sempre ultrapassar cada obstáculo, superando limites físicos, psicológicos e mentais e alcançando os objetivos impostos.

Este conceito fará parte da Corrida Militarizada”, relata o capitão. Para o Batalhão de Infantaria, a possibilidade de inserir o público civil e militar neste contexto é uma forma de aproximá-los da vivência militar. O 20º Batalhão de Infantaria Blindado é o único Batalhão tipicamente da arma de Infantaria na Guarnição de Curitiba.

Serviço:

Corrida Militarizada 2015 (Corrida com obstáculos)

Data: 17/05/2015 (domingo)

Primeira largada: 07h 30

Local: Avenida Prefeito Erasto Gaertner – Bacacheri – (a entrada dos atletas ao batalhão se dará pela Rua Panamá, 346 - esquina com a rua México).

Mais Informações no site clicando aqui.