MB – Nova geração do Unimog para a Europa

•    Graças à alteração da posição do motor, a nova geração do Unimog teve suas características aprimoradas para as operação severas

•    Nova posição da tomada de força atende a uma maior gama de aplicações


As versões do Unimog “extreme off-roader”, U 4023 e U 5023 "nariz curto", foram submetidas a uma renovação total, apresentando o conceito do motor no meio do veículo. O motor foi posicionado um metro para trás, o que ajuda não somente a acomodar os conjuntos necessários para atender o Euro 6, como permite a instalação da tomada de força diretamente no motor. Isso significa que os dispositivos podem operar independentemente do veículo estar sendo conduzido. Além disso, conforme a configuração do Unimog, continua disponível a tomada de força na transmissão.

O veículo se beneficia de sua proximidade com os modelos de série dos caminhões Mercedes-Benz. Ao compartilhar os processos de produção na fábrica de Wörth, na Alemanha, obtém uma produção extremamente eficiente, com alta qualidade garantida e acesso rápido às peças de reposição. 

Uma cabina clássica com ainda mais espaço

A cabina do Unimog é clássica – ela define a aparência do veículo desde 1974 e isso se repete com o "extreme off-roader". A nova versão de série é 120 mm mais longa do que sua precedente e é também um pouco mais alta. Juntamente com a mudança dos controles da transmissão do console central para a alavanca da coluna da direção, isso resulta em condições generosas de espaço, substancialmente maiores dentro da cabina.

Por dentro o Unimog exibe uma nova gama de equipamentos, incluindo um volante de direção multifuncional, coluna de direção ajustável, botões multifuncionais, painel de instrumentos com tela grande e um sistema de aquecimento e ventilação aprimorado. Esse conjunto de elementos cria condições ideais de trabalho para o motorista.

O reposicionamento de muitos controles no console de teto torna muito mais fácil o movimento de passagem do banco do motorista para o do copiloto. A posição de assento na área de baixa vibração atrás do eixo dianteiro, juntamente com o novo conceito de montagem da cabina, asseguram maior comodidade de direção nas condições off-road. Assim, o motorista e os acompanhantes podem desfrutar de um conforto superior no novo Unimog, o que não é uma característica comum em veículos especializados dessa natureza.

Transmissão: menores tempos de mudança de marchas

A transmissão do Unimog foi otimizada e aprimorada, o que resulta em menores tempos de mudança, além do prolongamento da vida útil. A transmissão é operada por meio de alavanca na coluna da direção, que também é usada para controlar uma função eletrônica de ré rápida (EQR). Como na versão anterior, estão disponíveis 8 marchas para frente e 6 para trás. Também há um grupo opcional para uso off-road com velocidades entre 2,5 e 35 km/h.

A segurança também foi aprimorada: o novo freio motor é um freio de descompressão de dupla velocidade que, no caso do OM 934, desenvolve uma potência de frenagem de até 180 kW. Cada cilindro do motor possui sua própria unidade de freio motor. A alta eficiência de frenagem reduz consideravelmente o desgaste dos sistemas de freios das rodas, melhorando muito a economia geral. O ABS off-road é item de série.

Como ocorre com todos os veículos comerciais Mercedes-Benz, as novas designações de modelos do Unimog incluem o valor do hp: 230 nesse caso. Os primeiros dois dígitos da designação referem-se ao tipo de veículo. As maiores diferenças entre os dois modelos vem da forma dos eixos e quadros, que assim afetam as cargas dos eixos e o peso bruto do veículo. No caso do U 4023, trata-se de um máximo de 10,3 toneladas e para o U 5023, um máximo de 14,5 toneladas.

Ajustando a pressão correta dos pneus pelo mostrador no painel

O sistema “Tirecontrol plus” de controle de pressão dos pneus foi totalmente redesenhado. A pressão dos pneus pré-configurada para o tipo de uso agora pode ser ajustada simplesmente e de maneira confortável pelo mostrador no painel de instrumentos, selecionando-se os programas adequados: modos "Road" (estrada), "Sand" (areia) e "Rough Terrain" (terreno irregular).

Externamente, a grade do radiador com design moderno e dinâmico, bem como os novos parachoques com faróis de alta tecnologia, indicam claramente que uma nova geração do Unimog está operando ali. As luzes não só proporcionam uma excelente aparência ao veículo. Mais do que isso, asseguram melhor visibilidade, graças a um ângulo de iluminação mais amplo. Além disso, se desejado pelo cliente, um novo sistema de monitoramento por câmera também pode otimizar a visibilidade de todo o entorno, especialmente na região diretamente à frente do veículo – um acréscimo especialmente útil, por exemplo, quando se está operando um guincho ou conectando implementos na parte dianteira.

O conceito de acesso à cabina também foi totalmente revisado e isso agora pode ser feito com segurança e conforto por meio de dois ou três degraus, dependendo das necessidades do cliente. A cabina do Unimog pode ser basculada para serviços de manutenção e reparos. Na nova série de modelos, o Unimog continua disponível de fábrica com a característica "crewcab" (cabina da tripulação), que oferece espaço para até sete pessoas. 

Ótimo desempenho off-road

A capacidade de operação em terrenos severos do Unimog continua inigualável. 

Em alguns aspectos, seus pontos fortes foram ainda mais estendidos. Por exemplo, o fato do quadro e da travessa tubular do Unimog serem soldados garante sua excepcional robustez e flexibilidade de torção de até 600 mm, quando se está conduzindo em condições off-road.

Os eixos portantes, o baixo centro de gravidade e ângulos extremamente bons de entrada e de saída (44 graus na dianteira e 51 graus na traseira), bem como o amplo ângulo de rampa (34 graus) e sua capacidade de subida de aclives (45 graus), contribuem para tornar o Unimog um verdadeiro profissional fora de estrada. 

Esse novo Unimog se destaca também por cruzar regiões alagadas numa profundidade máxima de 1,20 m, além de um ângulo de inclinação lateral de até 38 graus. Na condução em situações extremas, com o sistema de tração em todas as rodas acionado, o veículo é apoiado pelos bloqueios selecionáveis do diferencial e do sistema de controle de pressão.

Pneus simples sempre fizeram parte do conceito do Unimog – as rodas traseiras seguem precisamente as trilhas das rodas dianteiras e assim conseguem tirar vantagem de uma superfície mais firme, compactada pelas rodas dianteiras.

Alta capacidade de transporte de carga

O Unimog da Mercedes-Benz é um veículo robusto e confiável, projetado para longa vida útil em serviço. O quadro totalmente soldado e os componentes do chassi encapsulados indicam que ele foi projetado para enfrentar os mais altos níveis de esforço e fadiga. Os eixos são reforçados e todos os principais conjuntos são protegidos ou localizados em áreas protegidas – e isso também é verdade para a capacidade de passar por regiões alagadas até uma profundidade de 1,20 m. Além disso, se o ambiente esquentar demais, como nas situações de combate a incêndios, a proteção contra calor, disponível como opcional, entra em ação, preservando o veículo. Ela protege todos os tubos importantes, o tanque de AdBlue, o catalisador, as baterias e os conjuntos de freios contra as altas temperaturas.

Usado em condições extremas no mundo todo

Tudo isso explica por que o Unimog "extreme off-roader" desfruta de uma reputação excelente em todo o mundo. O uso em condições extremas fora de estrada é a ordem do dia para esses veículos. Eles encaram todo tipo de desafio: limpeza de neve pesada, combate a incêndios florestais, ajuda em catástrofes, operações de guindastes, construções de dutos, expedições, missões de resgate e por último, mas não menos importante, no transporte de passageiros.

O habitat natural do U 4023 e do U 5023 começa onde as estradas dão lugar às trilhas irregulares e campo aberto.  Um conjunto de equipamentos desenvolvido por especialistas e fabricantes de carroçarias significa que o Unimog consegue dominar as mais difíceis tarefas, mesmo em terrenos severos.

Nota DefesaNet

A plataforma MB UNIMOG tem sido adotada em vários projetos das indústrias de defesa nacionais, em especial pela AVIBRAS, na viatura blindada Guará.

O Corpo de Fuzileiros Navais adota a viatura UNIMOG para transporte de artilharia, tropa e carga.

O Exército Brasileiro tem viaturas UNIMOG com os shelters do sistema de Guerra Eletrônica SISTAC.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter