03 de Março, 2015 - 10:50 ( Brasília )

Terrestre

16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado completa 121 anos

Comemoração aconteceu no sábado (28/02) a noite e reuniu autoridades civis e militares.

Evandro Artuzzi
RBJ de Comunicação


Uma grande festa marcou as comemorações dos 121 anos do 16ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, que tem sua sede em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado do Paraná. O evento festivo foi no sábado (28/02) a noite e contou com a presença de autoridades civis, militares, personalidades políticas e ex – militares da unidade.

O 16º Esquadrão de Cavalaria, atualmente comandando pelo Major Carlos Eduardo Gonçalves de Ramos, surgiu em 1894 como 13º Regimento de Cavalaria.

A origem foi em São Paulo (SP), passando por Curitiba (PR), Castro (PR) e Passo Fundo (RS). Em Francisco Beltrão está instalado desde o ano de 2000. Entre os momentos mais importantes de sua história, participou de operações na região do Contestado, em Santa Catarina; Em Itararé combateu revoltosos em São Paulo (SP) e integrou as forças legalistas. Também esteve presente na 2ª Guerra Mundial, com o envio do maior número de voluntários, o que rendeu elogios a unidade.

Na região Sudoeste, a missão principal do Esquadrão tem sido defender a fronteira entre Brasil e Argentina, inclusive apoiando ações das forças de segurança locais que também agem na fronteira.

A unidade também está bastante presente nas ações da comunidade, prestando auxílio em grandes eventos promovidos por entidades de classe, além de auxiliar a prefeitura e o Corpo de Bombeiros em ações de Defesa Civil em casos de emergência como, por exemplo, em caso de enchente.

O atual comandante declarou orgulho por poder fazer parte do Esquadrão e de sua história. Quem também lembra da história e teceu elogios ao Exército e seu papel junto a sociedade Beltronense foi o Sargento aposentado José Alevino de Paula, mais conhecido por Sargento Bichinho, que durante 25 anos prestou serviço ao Exército.

O prefeito Cantelmo Neto aproveitou a cerimônia festiva para elogiar as ações desenvolvidas pelo Exército em Francisco Beltrão e região, fazendo referência principalmente ao trabalho de auxílio nos casos de enchentes. Após a solenidade oficial, os convidados foram recepcionados no Campo de Futebol do Esquadrão onde foi servido um jantar comemorativo.