13 de Outubro, 2014 - 23:30 ( Brasília )

Terrestre

US ARMY – Corrida 10 Miler, EB 1º, 2º e 3º



US ARMY Mil


A tradicional corrida anual “US Army Ten-Miler”, realizada sempre em Washington DC.,  na sua 30ª Edição teve um total de 35.000 corredores e 720 equipes de todo o mundo. A corrida sempre acontece no domingo anterior à United States Army Exhibition (AUSA).

A corrida é o mais importante evento de rústica do US Army, inicia e termina em frente ao Pentágono, e seu percurso cruza os principais pontos da capital americana Washington DC.

Coube á equipe do Exército Brasileiro, levar os 1º, 2º e 3º lugares. Com os corredores Solonei R. da Silva (48min28s),  em segundo Paulo Roberto A. Paul (48min29s) e em terceiro  Franck C. Almeida (48min32s).

Em quarto chegou o cabo do US Army  Aron Rono (48min45s), oriundo do Quênia e membro do US Army World Class Athlete Program, servindo em Fort Carson, Colorado, e em quinto Nicholas Kipruto (48min50s), de Copperas Cove, Texas.

Foi uma das mais disputadas “10-mile”, 15 atletas tinham chance de vitória quando cruzaram as 7 milhas.

"Eu planejei toda a corrida, e sabia que as últimas duas milhas (3km) era a chave da corrida," disse  Silva, 32, de São Paulo. "Eu me preparei e dei tudo de mim para chegar em primeiro. Próximo ao final, é um pouco mais fácil, então eu dei tudo de mim no último esforço e isto funcionou. Isto me faz sentir realmente bem e uma boa mostrar ao mundo do que o Exército Brasileiro é capaz de fazer."

"Nosso plano era ter toda a equipe “All-Army” junta até a marca das oito milhas," disse Rono, 32, um nativo do Quênia que treina em Portland, Oregon.

"E o plano funcionou bem. Normalmente na metade do percurso, você tem dois ou três corredores liderando, mas hoje tínhamos um grupo, que correu junto praticamente da metade até o final. Nós permanecemos agrupados até a marca das 8 milhas quando eu assumi a liderança. A equipe Brasileira era realmente forte, então três deles juntaram-se a mim por meia milha. Na marca das nove milhas havia uma grande distância entre nós e segundo grupo de corredores.”

"Nós permanecemos juntos, até os últimos 800, eles desgarraram-se e eu não pude fazer nada. Foi uma grande corrida. Eles (os brasileiros) tiraram uma vantagem de 20 segundos na última meia milha."

Kerri A. Gallagher, de Arlington, Virgínia  terminou em primeiro no pelotão feminino (54min50s), em segundo a cabo. Caroline N. Jepleting (56min34s) atleta do US Army World Class Athlete Program, e em terceiro Caitlin Bullock (57min34s),  de Durham, Carolina do Norte.

"Army Ten-Miler é como um grande encontro familiar," disse o Coronel (Res) Gregory Gadson, ferido em combate e um participante do Army Ten-Miler. "Você se exercita e tem alegria em fazê-lo. Espero poder participar no ano que vem."

O US Army realizou 11, das chamadas  “Ten-Miler shadow”, em várias guarnições tanto nos Estados Unidos, como, Afeganistão e Japão, antes da corrida do dia 12 de Outubro, em Washington DC.