17 de Novembro, 2014 - 11:30 ( Brasília )

Terrestre

RMMV soluções em veiculos sobre roda para as Forças Armadas

DefesaNet participa em Munique da apresentação dos Veículos Logísticos da Rheinmetall MAN Military Vehicles.


Ricardo Fan
Enviado Especial a Munique / Alemanha



Em um típico dia europeu de outubro, nublado e levemente frio, a Rheinmetall MAN Military Vehicles (RMMV) fez uma  apresentação dinâmica de seus veículos militares sobre rodas para imprensa especializada em sua sede em  Munique (Alemanha), em um campo de provas tendo ao fundo a linda Arena Allianz . E o DefesaNet estava presente.

A Rheinmetall AG e MAN Nutzfahrzeuge AG formaram uma empresa conjunta para o desenvolvimento de veículos sobre rodas para emprego militar. A nova empresa formada chama-se  Rheinmetall MAN Military Vehicles GmbH (RMMV), tornando-se assim um das mais importantes fornecedora de soluções completas no mercado para esse tipo de veículo. A Rheinmetall tem uma participação de 51 por cento e 49 por cento MAN na nova empresa, com sede em Munique.

Hoje a intenção da RMMV é oferecer uma gama de caminhões militares para todas as funções, com excepcionais custos de ciclo de vida, desempenho - e o mais importante - com proteção da tripulação. Abrangendo toda a gama de veículos de transporte blindado e não blindado, de comando e de funções específicas para as forças armadas internacionais.

As linhas apresentadas foram:

- Medium Mobility Truck System (TGA series)

A série TGA compreende caminhões militarizados, que têm tração nas quatro rodas, com um único pneu em todos os eixos, melhorando assim a  mobilidade "off-road" (fora de estrada).  

Conta com suportes especiais para equipamentos militares  e para tudo mais que o cliente solicitar.

Devido às suas melhoradas capacidades off-road, o objetivo principal desses veículos é o apoio. Eles são usados como tratores (rebocadores), cisternas ou para transporte.

Esses caminhões são adequados para apoiar as tropas, mesmo em terrenos acidentados. E já eles que são baseados em modelos comerciais, os seus custos de ciclo de vida e manutenção são relativamente mais baixos.

 - High Mobility Truck System (HX series)

Segundo a RMMV, a série HX pretente estabelecer um novo parâmetro do custos de ciclo de vida e custo total do veículo. Eles são verdadeiros caminhões táticos com baixos custos de manutenção, devido ao uso de componentes modificados do TGA comercial. Ao mesmo tempo, eles possuem as vantagens táticas necessárias, tais como: aerotransportavel e de fácil aplicação da blindagem adicional.

Embora classificado como um caminhão "medium-mobility truck" (média mobilidade), o HX superou todas as expectativas e provou suas capacidades em uma variedade de testes realizados por forças militares internacionais*.

*contratos firmados de venda: abril / 2014 a maio / 2014

Austrália -  2536 veículos, modelos: HX/SX
Noruega - 120 veículos, modelos:  HX/TGS
Suécia - 215 veículos, modelos:  HX/TGS
Nova Zelandia - 194 veículos, modelos:  HX




- Extreme Mobility Truck System (SX series)

Os Veículos da série SX são caminhões militares com importância estratégica. A série SX é provavelmente caminhão mais móvel e mais confiável do mundo, segundo a RMMV.

O desenvolvimento deste veículo é pensado na alta mobilidade tática e é alcançada através de uma combinação da livre-torção, "boxed frame structure" e molas helicoidais progressivas. O chassis robusto e sólido permite a integração de mais pesadas estruturas e cabinas altamente protegidas (blindadas).

Esta navegação rápida, segura e praticamente isento de vibrações é possível até mesmo no pior terreno. Por esta razão, os veículos da série SX são ideais para o transporte de alta qualidade de sistemas táticos e armas.  E aqui pode ser uma solução para o EB como base para  o sistema de armas Pansir adquirido junto a Rússia.

Os caminhões da série SX, realmente impressionam com as suas capacidades únicas off-road.

- Armouring - The Modular Armoured Cabin (MAC) / The Integrated Armour Cabin (IAC)

 A RMMV acredita que o mais importante nos dias de hojé é dar proteção a vida para aqueles que conduzem os veículos em zonas de conflinto. Assim,  desenvolveu duas soluções: um veículo com Cabine Modular Blindada (MAC) e/ou com Cabine Integrada Blindada (IAC) para proteção das tripulações.

A blindagem modular permite não só a proteção contra balística, minas e armadilhas (IED), mas também conta com um alto grau de flexibilidade, uma vez que os elementos de proteção são instalados conforme a necessidadede do cliente.  Tanto a MAC como a IAC podem também compor os caminhões da séries HX e SX.



- SURVIVOR R 4x4

Apresentado publicamente pela primeira vez na Eurosatory 2014. O SURVIVOR R é o resultado inicial de uma estratégica cooperação entre RMMV e a empresa austríaca Achleitner .

Desenvolvido apartir do chassis do caminhão MAN TGM-series 4x4 utiliza apenas componentes produzidos em série. O veículo é uma combinação perfeitamente equilibrada de mobilidade, proteção e carga útil.  A cabine monocoque oferece excelentes níveis de proteção aos tripulantes, e ainda oferecendo um dos maiores volumes internos na classe de veículo  até 15 toneladas sobre rodas.

Família de veículos SURVIVOR R

Transporte de pessoal
- Motorista & Comandante
- Além disso, até 8 pessoas

Veículo de Comando
- Motorista & Comandante  
- 3 Computador - estação de trabalho

Ambulância
- Motorista & Comandante
- Até 4 macas

Pick Up
- Motorista & Comandante
- Carroceria aberta com carga até 5 t

Variantes adicionais
- Reconhecimento
- Reconhecimento QBRN






A RMMV e o Brasil


A RMMV embora formada recentemente tem o Brasil na sua alça de mira. O presidente é Pietro Borgo, ex-presidente da IVECO Defence, e que teve grande participação no desenvolvimento do blindado Guarani, atualmente em produção na unidade da IVECO, em Sete Lagoas (MG).

A MAN entrou recentemente no mercado brasileiro com a aquisição da unidade Volkswagen Caminhões. Uma das suas primeira medidas foi reavaliar os seus produtos oferecidos pela filial brasileira dentro do padrão MAN de unidades militares.

Deu início ao desenvolvimento de novos projetos como o MAN 6x6.

Também há a expectativa de plataforma MAN (RMMV) ser empregada em vários projetos nacionais, tanto com o sistema AVIBRAS ASTROS 2020, ou  o recém anunciado AVIBRAS / MBDA CAMM. 

Na LAAD 2013 foi apresentado o sistema de defesa Antiáreo russo Pantsir- S1 montado em uma plataforma da Rheinmetall Man Military Vehicles (ver foto na série). 

-x-


Artigos Relacionados:

Dr. Pietro Borgo Assume Rheinmetall MAN Military Vehicles (Link)

MAN já tem 600 unidades na frota do Exército 2011 (Link)


Volkswagen encerra hegemonia de 50 anos da concorrência 2007 (Link)


MAN AG Compra Operação de Caminhões da Volkswagen do Brasil 2008 (Link
)