01 de Outubro, 2014 - 14:00 ( Brasília )

Terrestre

Diplomacia Militar - Uruguai visita 3ª DE


No período de 22 a 24 setembro, a Guarnição Federal de Santa Maria recebeu a visita de uma comitiva de oficiais alunos e instrutores  do Curso de Estado-Maior do Instituto Militar de Ensino Superior do Exército Nacional Uruguaio (CEM/IMES), que prepara Oficiais Superiores da Nação Amiga para o exercíco das funções de Comando e Direção e Estado-Maior.

A visita foi fruto das tratativas realizadas, durante a VIII Conferência Bilateral de Estado-Maior Uruguai-Brasil, ocorrida no período de 22 a 26 de junho de 2013, na cidade de composta por 18 oficiais do Exército do Uruguai, dois oficiais do exército da Argentina e um oficial do Exército da Venezuela, bem como de um oficial instrutor e um oficial aluno do Exército Brasileiro, que tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio de conhecimentos sobre diferentes aspectos da doutrina militar.

A programação da visita teve início na manhã do dia 22 de setembro, com a recepção dos oficiais visitantes no Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), onde assistiram à exposição conduzida pelo Chefe do Estado-Maior da “Divisão Encouraçada”, coronel Piraju Mendes, abordando aspectos relacionados à missão, organização e peculiaridades da 3ª DE.

As atividades prosseguiram com a visita dos oficiais das Nações Amigas ao Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada - “Brigada Niederauer”, onde foram recepcionados pelo seu comandante, General-de-Brigada Mauro Lopes, e conheceram as peculiaridades de uma Brigada de Infantaria Blindada.

A jornada foi encerrada no quartel do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3° GAC AP), com a visita ao acervo histórico do Memorial Mallet e dos Museus Mallet e a céu aberto daquela Organização Militar e, ainda, ao escritório do Programa de Racionalização Administrativa de Santa Maria (PRORASAM) instalado naquela Unidade.

No dia 23 de setembro, a comitiva visitou o Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (Nu CAA-Sul o Chefe do CAA-Sul, Coronel Giovany destacar as diferentes modalidades de Simulação de Combate e discorreu, também, sobre a implantação do Simulador de Apoio de Fogo (SAFO), nesta Guarnição.

Conheceram também, os modernos e avançados sistemas de simulação empregados no Centro de Instrução de Blindados. No 1º Regimento de Carros de Combate, atividade constou de uma visita às instalações da Unidade, particularmente, à Seção de Instrução de Blindados do Regimento e apresentação das particularidades da VBC Leopard 1A5.

Na visita ao 29º Batalhão de Infantaria Blindado, em 24 de setembro, conheceram o armamento, viaturas e equipamentos de dotação da Unidade, além das instalações do Posto de Comando do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 21), instalado no interior do “Batalhão Cidade de Santa Maria". Posteriormente, visitaram o quartel do 4º Batalhão Logístico.