Análise Pós Ação da Operação Copa do Mundo FIFA 2014

No dia 18 de julho, foi realizada a Análise Pós Ação da Operação Copa do Mundo FIFA 2014. A atividade foi realizada mediante videoconferência, conduzida pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos De Nardi, contando com a participação dos Coordenadores de Defesa de Área. Presentes nas instalações do Centro de Comando e Controle da Força Terrestre (CC²FTer), estavam o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Eduardo da Costa Villas Bôas, Oficiais-Generais e representantes de diversas Organizações Militares.

O objetivo foi realizar o encerramento formal das atividades de segurança relativas ao campeonato mundial de futebol. No CC²FTer trabalharam, por cerca de dois meses, integrantes da 2ª SCh do COTER (Emprego), da 4ª SCh (Informações Operacionais) e oficiais de ligação (EME, CIE, CCOMSEx, COpEsp, CDCiber, CComGEx, 1ª Bda AAAe, CAvEx, COLOG e DFPC). A interação de todos com os CCDA permitiu a ligação estreita e oportuna, garantindo uma rápida resposta para situações inusitadas.

Um legado importante foi o acompanhamento do EME para o levantamento de temas doutrinários e a definição de Melhores Práticas e Lições Aprendidas para os futuros grandes eventos em que a Força Terrestre esteja envolvida.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter