01 de Julho, 2014 - 02:00 ( Brasília )

Terrestre

3ª DE - Ação em Apoio aos Atingidos pelas Cheias


O Comando da 3ª Divisão de Exército desencadeou, em 28 de junho de 2014, a Operação Sanga Cheia com o objetivo de apoiar os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem no Estado, desde a semana passada.

No Noroeste gaúcho, Iraí recebeu o apoio de 116 (cento e dezesseis) militares pertencentes ao 27° Grupo de Artilharia de Campanha (Ijuí-RS) e 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (Alegrete-RS), com emprego de 16 (dezesseis) viaturas e 2 (dois) botes, sendo 1 (um) caminhão cisterna e 1 (uma) ambulância. Em Porto Mauá, atuam 85 militares do 19° Regimento de Cavalaria Mecanizado (Santa Rosa-RS), que contam com o suporte de 6 (seis) viaturas.

O município de Itaqui recebe a assitência de 18 (dezoito) militares e 1 (uma) viatura do 1° Regimento de Cavalaria Mecanizado, com sede naquela cidade, enquanto que o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado de São Borja presta apoio às comunidades daquele município, com 40 (quarenta) militares e 9 (nove) viaturas. O 4° Regimento de Cavalaria Blindado, em São Luiz Gonzaga, está empregando um total de 98 (noventa e oito) militares e 15 (quinze) viaturas, sendo 2 (duas) ambulâncias.

O pessoal, viaturas e equipamentos designados para a apoio aos atingidos pelas enchentes, até o momento, estão sendo empregados, preferencialmente, nas ações de resgate de famílias de áreas de risco, transporte de pessoal e material para áreas de abrigo seguro, distribuição de alimentos, agasalhos e medicamentos.