Festa Nacional da Cavalaria 2014

O Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio será o palco da Festa Nacional da Cavalaria, no próximo sábado, 10 de maio de 2014, às 10h.   O Sítio Histórico situa-se no Km 101 da RS – 030, Autoestrada Osorio-Tramandaí.

A Festa comemora, em âmbito nacional, o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio, nascido em 10 de maio de 1808,  na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje situa-se o Parque Osorio. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Durante a festa, será apresetada uma encenação que reconta os principais momentos da vida do patrono da Arma da Cavalaria, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais aguardados pelo público é a tradicional "Carga de Cavalaria", quando em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzam a galope o cenário da apresentação.

O evento é organizado pelo Comando Militar do Sul, por intermédio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio.

Envolvidos na demonstração dos blindados, aeromóvel e hipomóvel:

– 300 militares
– 100 cavalos
– 25 viaturas (jipes, blindados e mecanizados)
– 1 helicóptero Esquilo

Unidades militares:
3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Porto Alegre
4º Regimento de Carros de Combate – Rosário do Sul
1º Regimento de Carros de Combate – Santa Maria
29º Batalhão de Infantaria Blindado – Santa Maria
8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – Porto Alegre
7º Batalhão de Infantaria Blindado – Santa Cruz do Sul
1º Batalhão de Aviação do Exército – Taubaté -SP

Representantes dos Colégios Militares de Porto Alegre, Santa Maria, Curitiba e do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre CPOR/PA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter