28 de Abril, 2014 - 18:41 ( Brasília )

Terrestre

3ª Bda C Mec Subordina-se à 3ª DE




A Guarnição Federal de Bagé sediou, na manhã do dia 26 de abril, sábado, o ato solene de passagem de subordinação da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada “Brigada Patrício Corrêa da Câmara” à 3ª Divisão de Exército “Divisão Encouraçada”, como parte do processo de restruturação do Comando Militar do Sul.

A solenidade militar, realizada no interior do Quartel-General da 3ª Bda C Mec, foi presidida pelo Comandante da 6ª Divisão de Exército (6ª DE), General-de-Divisão Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, e contou com as presenças dos Comandantes da 3ª Região Militar (3ª RM), General-de-Divisão Fernando Vaconcellos Pereira, e da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General-de-Divisão Geraldo Antonio Miotto, de comandantes de Grandes Unidades e Artilharias Divisionárias que integram a 3ª e 6ª DE, além de comandantes de Organizações Militares (OM) orgânicas da Brigada Patrício Corrêa da Câmara, autoridades civis e militares de Bagé, e convidados.

No momento da passagem de subordinação daquela Grande Unidade à 3ª DE, procedeu-se a leitura do histórico da 3ª Bda C Mec, com destaque para o fato de que a Brigada Patrício Corrêa da Câmara teve, dentre seus comandantes, o Marechal Manoel Luis Osório – Patrono da Arma de Cavalaria, o Brigadeiro Antonio de Sampaio – Patrono da Arma de Infantaria, e o Marechal Emílio Luis Mallet – Patrono da Arma de Artilharia.

A seguir, a insígnia da 6ª DE deu lugar à da Divisão Encouraçada para simbolizar a troca de subordinação e o Comandante da 3ª Bda C Mec, General-de-Brigada Joarez Alves Pereira Júnior restituiu a insígnia da 6ª DE ao General-de-Divisão Pafiadache. A cerimônia foi encerrada com a entrega do estandarte da 3ª DE ao General Joarez, Comandante da 3ª Bda C Mec.

O projeto de reestruturação do CMS prevê, ainda, a desativação da 6ª Divisão de Exército e a passagem de subordinação da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (Pelotas/RS) para a 3ª DE, a ser concretizada, até o final do corrente ano.

Matéria Reacionada - A Reestruturação do Comando Militar do Sul e suas implicações para o Comando da 3ª Divisão de Exército Link