Ministro Celso Amorim participa de transmissão de cargo do Comando Militar do Sudeste

Com efetivo de 22 mil militares atuando em todo o estado de São Paulo, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) é uma das mais importantes organizações do Exército Brasileiro.

A avaliação é do ministro da Defesa, Celso Amorim, que, nesta quinta-feira (24), participou da cerimônia de transmissão de comando do CMSE. Segundo Amorim, os militares que integram a unidade de São Paulo tiveram participações importantes em missões de paz no Brasil e no exterior.

Em seu pronunciamento, Amorim destacou que as Forças Armadas estão prontas para atuarem nos eixos de defesa durante a Copa do Mundo Fifa 2014. O ministro explicou, numa conversa com jornalistas, que o modelo vem sendo conduzido pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, com participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

De acordo com o ministro, a força de contingência prevista no planejamento só vai ser empregada com solicitação dos governadores. No entanto, o ministro avaliou que as Polícias Militares atuarão de forma a permitir a segurança do evento.

Transmissão de comando

Na cerimônia realizada no pátio da CMSE, o general Adhemar da Costa Machado Filho transmitiu o posto ao general João Camilo Pires de Campos. Além de Amorim, participaram do evento o governador Geraldo Alckmin, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, além de autoridades civis e militares.

No discurso de despedida, o general Adhemar destacou que o CMSE “é parte inseparável” do estado de São Paulo. “Demos constantes provas de que estamos preparados para as missões e paz. Somos herdeiros de uma das Forças na qual nos orgulhamos. Somos disciplinados, respeitados e, acima de tudo, respeitadores”, afirmou o general.

Após a leitura de atos, os generais Enzo, Adhemar e Campos, se posicionaram para o momento solene de transmissão da passagem de comando. O evento foi concluído com o desfile de militares representando as diversas organizações representativas do CMSE.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter