29 de Março, 2014 - 08:30 ( Brasília )

Terrestre

EB - 20º BIB realiza treinamento inédito no Brasil


No período de 22 de Março a 3 de Abril o contingente de recrutas incorporados no 20º BIB, localizado em Curitiba, estarão realizando pela primeira vez no Brasil um treinamento de tiro de fuzil em simulador envolvendo todo o contingente.

O treinamento dos recrutas é realizado no dia que antecede a sua primeira sessão de tiro real no stand. Todos os recrutas efetuam um total de 120 disparos no simulador onde é avaliado o seu desempenho, que quando não for o mínimo aceitável efetua sucessivas recuperações até atingir o nível desejado.

O simulador utilizado pelo é 100% nacional e incorpora toda a norma da IGTAEx do Exército Brasileiro e proporciona a realização de todas as fases de treinamento de forma automática e mantendo em banco de dados os resultados obtidos.

Durante o ano de 2013 o 20º BIB  sob coordenação pela Divisão de Simulação de Combate do COTER fez o primeiro teste operacional com uso de simulador de tiros para os recrutas envolvendo um contingente de 50 homens.

Ao término desta primeira fase ficou patente o alto rendimento obtido por recrutas que tinham treinado no simulador em comparação com os que não haviam treinado.

Este elevado aproveitamento repercutiu de forma direta no consumo de munições reais utilizadas na recuperação dos soldados que não haviam obtido o nível mínimo prescrito na IGTAEx. Historicamente 20% dos recrutas do EB realizam recuperação nas primeiras sessões de tiro, porem dos soldados que realizaram a sessão de treinamento no simulador de tiros esse percentual caiu para 3%.

Veja os gráficos abaixo:




Comparação entre os Grupo Experimental (50) e Grupo de Controle (50) em um universo de 390 recrutas incorporados em 2013

SVT = Simulador Virtual de Tiro


Sobre a Divisão de Simulação de Combate do COTER

A Divisão de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro é responsável pelos estudos, definições e proposições do emprego de simuladores nos diversos escalões de combate da Força Terrestre. Dentro de sua missão a definição da doutrina de  emprego das simulações construtiva, virtual e viva vem se destacando pelos resultados e elevado nível alcançados contribuindo de forma impar na modernização de conceitos e de adoção de soluções modernas.

Sobre o 20º BIB

O 20º BIB - Batalhão de Infantaria Blindada ou Batalhão Sargento Max Wolff Filho é uma das unidades mais tradicionais do Exército do Brasil, e está subordinado a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, PR.

O 20º Batalhão de Infantaria Blindada foi criado em 1972, quando recebeu 48 Blindados de transporte tipo M113-B. O 20 BIB possui um efetivo de aproximadamente 1.000 homens e ocupa uma área de 196 mil metros quadrados no Bairro Bacacheri.

Atualmente é comandado pelo TCel Luiz Claudio Barros de Oliveira.

Sobre a EBTS

A EBTS – Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação é uma companhia dedicada a transformar o paradigma atual de treinamento e simulação, onde disponibilizamos para o mercado modernas soluções levando sempre em consideração alto nível tecnológico e compromisso com a qualidade de sua fabricação.

A EBTS conta com uma equipe técnica de elevado nível e com parceiros tecnológicos brasileiros e internacionais, assim estamos aptos a fornecer modernas soluções em simuladores, voltados ao treinamento ou ao entretenimento, e plenamente capazes de desenvolver projetos especiais para clientes conforme pontuais demandas.