27 de Fevereiro, 2014 - 16:05 ( Brasília )

Terrestre

3ª Divisão de Exército, que tem sede em Santa Maria, comandará todas as tropas do RS

Adequações devem ocorrer ao longo de 2014. Comando Militar do Sul, que coordena RS, Paraná e Santa Catarina, continuará sediado em Porto Alegre

Juliana Gelatti
Diário de Santa Maria

Ao longo de 2014, o comando de todos os militares dos quartéis sediados no Rio Grande do Sul será transferido para Santa Maria. A 3ª Divisão de Exército (3ª DE), também conhecida como Divisão Encouraçada, por causa da forte presença de blindados, comandará as tropas e brigadas gaúchas, inclusive as que por enquanto são subordinadas à 6ª DE, em Porto Alegre.

Até o meio do ano, as unidades de Bagé, como a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, passarão a se subordinar à 3ª DE. Após a Copa do Mundo, os militares sediados nas unidades que ficam em Pelotas ou que se subordinam a elas, como a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, começarão a se reportar a Santa Maria.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira em um café da manhã promovido pelo Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (NuCAA), no Centro de Instrução de Santa Maria (Cism), pelo general Geraldo Antonio Miotto, comandante da 3ª DE.

Durante o evento também foi divulgado o projeto de implantação do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-Sul), a partir deste ano, na cidade. O novo quartel será o maior da região, com um efetivo de 800 a mil militares, além da capacidade para receber 1,5 mil para treinamentos, a partir de 2025.

Outra intenção do café da manhã, que reuniu autoridades e empresários, foi inaugurar a restauração do casarão centenário existente no Cism. A casa já existia na propriedade rural que deu origem ao Cism, e foi restaurada para sediar o NuCAA.