13 de Janeiro, 2014 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

EB - 3ªDE Passagens de Comando


Ten Cel Art Carlos Marcelo é o novo comandante do Regimento Mallet

Em cerimônia realizada no dia 6 de janeiro de 2014, no quartel do 3ª Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o Tenente Coronel Eduardo Gomes da Silva transmitiu o cargo de Comandante do Regimento Mallet ao Tenente Coronel Carlos Marcelo Teixeira Costa.

A solenidade consistiu da inauguração do Retrato na Galeria dos Eternos Comandantes e entrega do Distintivo de Comando, às 19h. Em seguida, houve a formatura geral de transmissão do cargo, ato de transferência da posse da Espada de Gala do Marechal Mallet e desfile da tropa, em continência ao novo Comandante.

O Tenente Coronel Eduardo assumiu o comando do 3º GAC AP, em 12 de janeiro de 2012, e ao deixar o Regimento Mallet irá servir no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília-DF.

O novo Comandante do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o Tenente Coronel de Artilharia Carlos Marcelo Teixeira Costa, foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2012. Incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas-SP).

Comandou a Bateria de Comando e Serviços da Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro, nos anos de 2006 e 2007, e o Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ), em 2011 e 2012.

1º Batalhão de Comunicações recebe novo comandante

No dia 7 de janeiro, ocorreu a solenidade de transmissão do cargo de comandante do 1º Batalhão de Comunicações - “Batalhão General Mario da Silva Miranda”, sediado na cidade de Santo Ângelo-RS.

O Coronel de Comunicações Luiz Carlos Amaro Damasceno transmitiu o cargo ao Tenente Coronel Jorge Luis Domingos Ferreira. O evento foi presidido pelo comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, e contou com a presença de autoridades civis e militares da Região das Missões.

Por ocasião de sua despedida, o Coronel Luiz Carlos apresentou seus agradecimentos à comunidade santo-angelense que muito bem o acolheu e apoiou nas diversas atividades desenvolvidas pelo Batalhão.

O Coronel Luiz Carlos foi transferido para o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, sediada na cidade de Corumbá/MS

Organizações Militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada têm novos Comandantes

Na manhã do dia 7 de janeiro de 2013, a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Grande Unidade subordinada à 3ª Divisão de Exército, realizou solenidade militar de transmissão do cargo de comandante de três de suas organizações militares.

Na 3ª Companhia de Comunicações Blindada, o Major Jonas Taborda Angeli passou o comando para o Capitão Fábio dos Anjos de Santana.

O Capitão Jobel Sanseverino Junior assumiu o comando da Companhia de Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sucedendo ao Capitão Lázaro Ferreira de Lima.

O 26º Pelotão de Polícia do Exército recebeu novo comandante, o 1º Tenente Marcello Guimarães Breves passou o comando para o Capitão Luis Eduardo Marshall Gadea.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Brigada Niederauer, General de Brigada Glaucio Lucas Alves, e prestigiada por familiares e autoridades de Santa Maria e região.

Passagem de Comando do 4º Batalhão Logístico

Na noite de terça-feira, dia 7 de janeiro de 2014, ocorreu a transmissão do cargo de comandante do 4º Batalhão Logístico, do Tenente Coronel André Klein Neto para o Tenente Coronel André Luiz Mariano Figueira Cruz, no pátio de formaturas daquela Organização Militar.

O evento teve início com a solenidade de inauguração do Retrato na Galeria dos Eternos Comandantes e entrega do Distintivo de Comando, ao Tenente Coronel Klein, seguida de formatura geral de transmissão do cargo e desfile da tropa.

A solenidade militar que contou com as presenças do Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, e do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, e foi presidida pelo General de Brigada Glaucio Lucas Alves, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada - “Brigada Niederauer”.

Prestigiaram o ato, oficiais dos Exércitos Argentino e Paraguaio, comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria, representantes poder público municipal e de entidades de classe de Santa Maria.

Ao passar o comando do 4º Batalhão Logístico, o Tenente Coronel Klein foi transferido para o Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis-SC.

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do batalhão, o Tenente Coronel de Material Bélico Mariano estava servindo na Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, na cidade de Assunção.

Anteriormente desempenhou as funções de: Chefe das Seções de Manutenção e Transporte do Comando da 12ª Região Militar (Manaus/AM); Instrutor-Chefe do Curso de Material Bélico da AMAN; Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro; e Assessor de Logística da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai.

6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado tem novo comandante

Solenidade militar realizada na manhã do dia 8 de janeiro e prestigiada pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, e Comandante da Divisão Encouraçada, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, marcou a passagem de comando do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Alexandre Hideo Hirashima para o Capitão Alexandre Checheliski

O ato presidido pelo Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada - “Brigada Niederauer”, General de Brigada Glaucio Lucas Alves, contou com as presenças de Comandantes/Chefes/Diretores de Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria, autoridades civis e militares locais, familiares e convidados.

O novo comandante, Capitão Checheliskia, que estava servindo no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria-RS), após cursar a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro, desempenhou a função de Instrutor do Curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ), Instrutor do Centro de Instrução de Blindados e Instrutor-chefe do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (Campo Grande/MS), e possui o Curso Avançado para Oficiais de Armas do Exército Chileno.

Passagem de Comando do “Regimento Gomes Carneiro”

Na noite do dia 8 de janeiro de 2014, ocorreu a transmissão do cargo de comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado “Regimento Gomes Carneiro”. Na ocasião, do Tenente Coronel de Infantaria Álvaro Duarte de Oliveira Júnior para o Tenente Coronel de Infantaria Roberto Glicério Cabral Junior.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Glaucio Lucas Alves. Prestigiaram o evento Comandantes de Organizações Militares, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Santa Cruz do Sul, empresários e militares da ativa e reserva do município e região.

Companhia de Comando da 3ª DE tem novo comandante

Na manhã do dia 9 de janeiro, o Major de Infantaria Rodrigo de Almeida Paim transmitiu o cargo de comandante da Companhia de Comando da 3ª Divisão de Exército ao Major de Infantaria Carlos Anselmo de Sá Oliveira.

O primeiro ato do novo comandante foi coordenar a inauguração do Retrato na Galeria dos Eternos Comandantes, no decorrer da qual o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, procedeu a leitura de referência elogiosa e entrega do Distintivo de Comando, por ter cumprido com êxito a missão de comandar a subunidade. Em seguida, ocorreu a formatura geral de transmissão do cargo e desfile da tropa.

O Major Paim assumiu o comando, em 11 de janeiro de 2011, e irá servir na Diretoria de Avaliação e Promoções (Brasília/DF).

O Major Carlos Anselmo, ao ser nomeado para o cargo de Comandante Companhia de Comando da 3ª Divisão de Exército, estava em Missão no Exterior, como Instrutor na Escola de Selva do Exército Peruano, no país amigo. Foi promovido ao posto atual, em 31 de agosto de 2013.

Incorporou às fileiras do Exército em 11 de fevereiro de 1995, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas-SP). Após cursar a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2008, desempenhou funções de Comandante de Companhia e de Oficial de Operações do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (Sapucaia do Sul/RS) e de Instrutor do curso de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende/RJ.

19º Grupo de Artilharia de Campanha recebe novo comandante

No dia 8 de janeiro, realizou-se a solenidade de Passagem de Comando do 19º Grupo de Artilharia de Campanha - “Grupo Barão de Batovy” (Santiago/RS), do Ten Cel José Leopoldino e Silva Junior ao Ten Cel Marcos Vinicius Cesario Lima, que foi presidida pelo General de Brigada Stumpf. Na oportunidade, ainda, no Salão de Honra da Unidade procedeu-se a inauguração do retrato do Comandante sucedido na Galeria dos Eternos Comandantes do 19º GAC.

Tenente Coronel Alex assume o comando do Centro de Instrução de Blindados

A solenidade militar de transmissão do cargo de comandante do Centro de Instrução de Blindados foi realizada na tarde desta quinta-feira, 9 de janeiro, durante a qual o Tenente Coronel Marcelo Carvalho Ribeiro passou o comando para o Tenente Coronel de Cavalaria Alex Alexandre de Mesquita.

A cerimônia foi prestigiada pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, e presidida pelo Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada – “Brigada Niederauer”, e contou com as presenças de Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria , autoridades civis e militares, convidados e familiares.

Após a inauguração do Retrato na Galeria dos Eternos Comandantes e da entrega do Distintivo de Comando ao Tenente Coronel Ribeiro, seguiu-se a cerimônia militar com o ato de transmissão do cargo e desfile da tropa em continência ao novo comendante. O Tenente Coronel Ribeiro irá servir na 3ª Divisão de Exército.

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, o Tenente Coronel de Cavalaria Alex Alexandre de Mesquita estava servindo na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro/RJ.

Como oficial de Estado-Maior, chefiou a primeira e quinta seções da 1ª Divisão de Exército e foi Assistente/Secretário do Comandante daquela Divisão, sediada no Rio de Janeiro/RJ. Foi Adjunto da Assessoria de Doutrina do Departamento de Educação e Cultura do Exército e participou de intercâmbios doutrinários sobre blindados, com os exércitos dos Estados Unidos da América e Israel.

Novos comandantes assumem Organizações Militares do Exército e Base Aérea de Santa Maria

Às 10h, o Major Rodrigo Bordeaux Mattos transmite o comando da 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição (Itaara/RS), para o Capitão de Material Bélico Marcelo Vanni.

Às 10h30min, em Alegtre/RS, o Tenente Coronel César Alexandre Carli transmitirá o comando do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado ao Tenente Coronel Gerson Satlher Ribeiro Lacerda.

Naquele mesmo horário, em Santa Maria, o Coronel Aviador David de Almeida Alcoforado passará o comando da Base Aérea de Santa Maria ao Tenente Coronel Aviador Ramiro Kirsch Pinheiro

Às 20h, em Santiago/RS, o General de Brigada Valério Stumpf Trindade passará o comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ao General de Brigada Douglas Bassoli.