26 de Dezembro, 2013 - 12:20 ( Brasília )

Terrestre

Exército chega ao Espírito Santo para ajudar atingidos pela chuva


O Espírito Santo recebeu na manhã desta quinta-feira 170 homens do Exército do Rio de Janeiro para ajudar no socorro às vítimas da chuva que atinge o Estado e já matou 21 pessoas. O município de Colatina, um dos mais afetados, receberá 130 militares. Os demais permancerão na Grande Vitória.

O governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Givaldo Vieira (PT), acompanhados do coordenador da Defesa Civil Estadual coronel Marcelo D’Isep, percorrem hoje os municípios mais afetados. Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana e Santa Leopoldina estão na previsão inicial de roteiro de acompanhamento dos trabalhos da ajuda humanitária, que poderá sofrer alterações em função do tempo nessas regiões.

O objetivo é avaliar a atuação do governo e parceiros no atendimento aos municípios mais afetados, bem como estudar as próximas ações a serem feitas. Em alguns casos, ainda há dificuldades no acesso a cidades e comunidades inteiras em determinadas áreas do Espírito Santo.

O governo também vai disponibilizar mais máquinas e caminhões para a limpeza e recuperação das estruturas afetadas pelas enxurradas e inundações dos últimos dias. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está com procedimento administrativo em andamento para contratar e disponibilizar "patrulhas mecanizadas" para reforçar os serviços de apoio nas áreas rurais dos municípios. 

As patrulhas mecanizadas são compostas por caminhões, escavadeira hidráulica, motoniveladora, pá-carregadeira, retroescavadeira e rolo compactador e terá capacidade de realizar emergencialmente até 3,6 mil horas de serviços. Como em outras ocasiões, para ter acesso, basta os municípios com emergência homologada pelo governo do Estado encaminharem à Seag solicitação contendo o serviço a ser feito, o maquinário necessário e os locais de execução.